Delícias de outubro - Jornal Cruzeiro do Vale

Delícias de outubro

09/10/2015
Delícias de outubro

Não é apenas o chope e a música alemã que se mantêm em alta ao longo do mês de outubro no Vale do Itajaí. Com o início da 32ª Oktoberfest, aberta na quarta-feira, dia 7, e que entra no primeiro final de semana, o público poderá degustar ao menos 14 pratos novos que estarão no cardápio da maior festa alemã das Américas. A venda será feita em casas específicas de acordo com o prato. Batata recheada, por exemplo, será na Casa da Batata, ou Ofenkartoffeln Haus, para os mais íntimos com o idioma alemão. Pato, por sua vez, será especialidade da Casa do Pato, ou Enten Haus.

A grande maioria dos novos pratos tem forte relação com a culinária alemã, com os imigrantes ou com a realidade regional - caso do frango, produto com grande produção em Santa Catarina e que também costuma estar presente nas mesas alemãs. O renomado chef de cozinha Heiko Grabolle, do Senac Restaurante Escola, atua desde 2014 como consultor gastronômico e responsável pelo cardápio da Oktoberfest e diz que as mudanças foram pensadas para que a gastronomia da festa tenha uma identidade clara e ofereça experiências únicas aos visitantes. “Fizemos pesquisas na Oktoberfest de Munique e fizemos o que eu chamo de germanização da festa, trazendo de volta as raízes dos imigrantes. Afinal, hoje a gastronomia é um fator muito importante inclusive na parte turística”, explica.

Sugestões do chef

Entre a grande variedade de pratos, chef Heiko destaca os clássicos Marreco Recheado e Batata Recheada, campeões de vendas nas edições anteriores, mas também guarda boa expectativa com um prato típico que ganhou espaço na festa: as cucas. “Teremos a Kuchen Haus, um espaço voltado somente à valorização desse produto tão tradicional na região, com uma variedade de sabores”, explica. Destaque também para o waffel e outros três pratos doces incluídos no cardápio com a missão de elevar as vendas das sobremesas, algo ainda não muito procurado nas edições anteriores da Oktoberfest.

Serão mais de 50 pessoas trabalhando nos restaurantes nos 18 dias de festa. Com a mudança, Heiko acredita que campeões de vendas como a batata recheada vão dividir espaço com novidades germânicas do cardápio. “Trabalhamos em busca de uma maior variedade de pratos e de uma gastronomia marcante, que permaneça na mente do público, em harmonia com o perfil da festa, mostrando que a cozinha alemã vai muito além dos poucos pratos a que costumava ser vinculada no Brasil”, ressalta.

 

Edição 1719