Se você precisa soltar a criatividade, um copo de cerveja pode ser a solução. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade austríaca de Graz, uma intoxicação leve provocada pelo álcool pode ajudar a limpar bloqueios mentais e estimular a formação de ideias.
O estudo foi feito com 70 voluntários entre 19 e 32 anos. Eles beberam cerveja sem álcool e cerveja normal em duas ocasiões e precisaram responder diversos testes após o consumo das bebidas. Segundo a pesquisa, os participantes acertaram mais questões que envolviam palavras depois de terem bebido a cerveja com álcool, mas problemas de concentração e memória apareceram em outros questionários.
De acordo com o doutor Mathias Benedek, líder do estudo, algumas atividades se beneficiam de um alto controle cognitivo, enquanto outras podem sofrer com o excesso dele. Neste sentido, “o álcool pode reduzir os efeitos de fixação ao liberar o foco de atenção, facilitando uma pesquisa associativa mais ampla e a levando a uma resolução mais efetiva de tarefas criativas”.
Porém, Benedek alerta que, em grandes quantidades, o álcool pode ter efeito reverso. “Os benefícios provavelmente estão restritos a quantidades modestas, já que o consumo excessivo tipicamente prejudica a produtividade criativa.”
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).