A segurança de Gaspar está prestes a dar um grande salto. Isso porque a cidade deve ganhar, em breve, um Pelotão de Patrulhamento Tático, mais conhecido como PPT. Essa é a afirmação do comandante da Polícia Militar de Gaspar, major Pedro Carlos Machado Junior, que busca parcerias para que a iniciativa saia do papel o mais rápido possível. “Gaspar vem crescendo muito e é extremamente necessário que tenhamos um Pelotão de Patrulhamento Tático aqui. Como não temos recursos, por isso estamos correndo atrás de parcerias. Já me reuni com o prefeito de Gaspar e também com empresários. Com cerca de R$90 mil já conseguimos implantar o PPT”, explica.
Segundo o comandante, a intenção é de que Gaspar tenha duas equipes e que os policiais designados para essa função sejam os que já atuam na cidade. Os policiais que atuam no PPT utilizam fardamento diferenciado e têm armas mais potentes, como fuzis. “Vamos equipar e treinar os nossos policiais. Com isso, vamos estar ainda mais preparados para atuar em ocorrências de alto nível, como assaltos a banco, onde os criminosos vem altamente armados. Hoje, quando acontece esse tipo de ocorrência, o apoio vem de PPTs de cidades vizinhas, como Brusque e Blumenau”.
Em Gaspar desde setembro do ano passado, major Pedro afirma que 2019 será um ano de continuidade de grandes projetos em favor da segurança dos moradores. O principal destaque vai para a Rede de Vizinhos, que em um ano saltou de 4 para 60 áreas de atuação. “Essa é uma estratégia muito boa de prevenção de crimes patrimoniais. E os dados mostram isso. Em janeiro de 2018 tivemos 31 furtos e 10 roubos. Já em janeiro deste ano, foram quatro furtos e um roubo. Apesar de a polícia não estar efetivamente em frente às casas, a ação dos bandidos é inibida porque eles sabem que os vizinhos estão de olho e que existe um maior contato com a polícia”, argumenta.
Os moradores que ainda não fazem parte do projeto podem se reunir para implantar a Rede de Vizinhos em sua rua ou bairro. Basta entrar em contato com a PM e solicitar uma reunião. “É difícil falar em números. Mas, quem sabe, conseguimos chegar ao final do ano com o dobro de redes implantadas em Gaspar”.
Além da Rede de Vizinhos, a PM atua também com o projeto ‘Rede de Segurança Escolar’, que já está em 10 educandários da cidade. “Nesse caso, trabalhamos a segurança de modo geral. São rondas que inibem o tráfico de drogas e furtos e também conversas com os alunos e os pais. Este é outro projeto com um grande retorno”.
O major Pedro Carlos Machado Junior assumiu a Polícia Militar de Gaspar no dia 26 de setembro de 2018. Natural do Rio de Janeiro, tem 37 anos e é formado na Academia de Polícia Militar de Trindade. Já atuou em diversas cidades da região e também em missões no Rio de Janeiro, Pará, Distrito Federal e Rondônia. É bacharel em Segurança Pública e possui pós-graduação em Investigação, Constituição e Direito de Defesa. É instrutor de tiro e de técnicas policiais e possui cursos na área operacional, como de Operações Especiais em Segurança e Defesa da Força Aérea Brasileira.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).