Olhando a Maré - Jornal Cruzeiro do Vale

Três exemplos de como os eleitores gasparenses votaram no domingo contra o futuro deles próprios movidos pela máquina de votos de interesses dos poderosos

19/11/2020



 

Nada mudará! I

A reeleição de Kleber Edson Wan Dall, MDB, para comandar o município de Gaspar por mais quatro anos a partir de 1º de janeiro é o melhor sinal de que nada mudará por aqui tão cedo. É também uma advertência de que não há e não haverá uma oposição responsável, estruturada e capaz de sensibilizar e inspirar confiança dos gasparenses no novo discurso e propostas. Parte substancial dos pesados impostos que deveriam estar na saúde pública, na educação decente, mais vagas em creches para as trabalhadoras, espalhar água encanada, menos esgotos a céu aberto e ribeirões, dar assistência social mínima, serão alocados contra a cidade, os cidadãos para o empreguismo político na prefeitura. E qual o objetivo? O de cabalar votos ao poder de plantão em 2022 e 2024. Nem mais, nem menos! 

Nada mudará! II

Os 65,60% dos votos dos eleitores nas urnas no domingo dados a Kleber disseram que é justo que ele empregue 170 cabos em cargos em comissão, outros 100 efetivos em gratificação. Que seus secretários sejam agentes políticos e não de resultados. Exemplos? Abundam. Vou me ater a três, apenas. No governo de Kleber – e só nele e não pode ser comparado com anterior, como sempre faz – o Ideb provou que as nossas crianças emburreceram. Mas, a secretária responsável por isso – e fica fula da vida com quem e quando se lembra ela disso -, Zilma Simone Sansão Benevenutti, MDB, foi eleita vereadora. Esculacho! Vergonhoso! Isso sem falar que foi Zilma quem implantou – usando a lei e o Ministério Público – a creche em meio período, para falsa e descaradamente “diminuir” a longa fila de filhos de gente trabalhadora ou que procura de empregos. Meu Deus! 

Nada mudará! III

O que mais falta em Gaspar? Atividades esportivas comunitárias para adolescentes e jovens como alternativas à ociosidade, falta de contraturno – outro problema crônico, resultado da má gestão de educação da dobradinha Kleber- Zilma – bem como áreas de lazer, incluindo a abandonada Arena Multiuso. Quem foi eleito? Exatamente o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, o dentista José Carlos de Carvalho Júnior, MDB, sem qualquer identidade com a área. Quem o elegeu? Gente descomprometida com o futuro das nossas crianças e adolescentes, muitas delas entregues ao tráfico. Belo futuro! 

Nada mudará! IV

Em Gaspar temos e há muitos governos, a assombrosa secretaria da Desasssistência Social, sob os olhos fechados do MP. Onde estava o ex-titular da pasta, o uruguaio Santiago Martin Navia, MDB? Pedindo votos. Não se elegeu! Enquanto isso, os pobres e vulneráveis, em plena semana de votação, com ajuda de eleitores mais conscientes, estavam contribuindo para um sopão aos desafortunados do Residencial Milano. Veja o nível da petulância de quem está nadando de braçadas e sabia que nem precisava se preocupar com o inferno de determinados guetos gasparenses que os abandonou à própria sorte. O desplante é tão grande e aos olhos de todos, que Kleber nos debates já debochava do documento que assinou na sub-secional gasparense da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele pedia comprometimento para diminuir o número de comissionados. Contrariando à expectativa, Kleber já exibia um papelinho com percentuais, dizendo que vinha cumprindo o que lhe pediam. Ai, ai, ai. E por que disso? Com a aliança que fez com o PSD, PP, PSDB e PDT para ganhar a qualquer preço, ele não poderá cortar as boquinhas. Ao contrário: terá que aumentá-las. E na segunda-feira, dia 16 religou a máquina de nomeações. Por que? Porque 65,60% dos eleitores de Gaspar concordam com tudo isso. Foi o que disserem nas urnas no domingo. Então nada mudará. Acorda, Gaspar! 

 

TRAPICHE

Qual é o verdadeiro resultado da eleição de Gaspar? O prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, foi reeleito, mas quem governará de fato por mais quatro anos sob o signo da vingança, será o presidente do MDB, Carlos Roberto Pereira, o que não tem votos. Simples assim! 

O governo de Gaspar está fazendo uma troca que exemplifica bem como ele trabalha para poucos em detrimento da coletividade.  

Para salvar uma empresa de ônibus urbano de amigos de fora, mas com ramificações familiares aqui, vai promover o comércio de Blumenau e tirar dos bolsos dos operários e desempregados, o lucro da operação da empresa.  E foi isso, que os gasparenses escolheram no domingo. 

A derrota mais comemorada no paço foi a do médico, irmão de templo e funcionário público Sílvio Cleffi. Para salvar a pele, ele migrou do nanico PSC para o PP, mas não deu. A satisfação superou, inclusive, e em muito, a da derrota do também funcionário público, Cícero Giovane Amaro, PL.  

A luz amarela. Está claro nos resultados das eleições de domingo. Dos 77 nomes de candidatos que levaram o sobrenome Bolsonaro (verdadeiros e postiços dos oportunistas), só um se elegeu: o filho Carlos. E mesmo assim, com um terço dos votos de 2016. 

O ex-deputado Federal João Rodrigues, PSD, que já se ensaiou ser candidato a governador, foi eleito prefeito de Chapecó. Ele esteve preso, decorrente de improbidade quando vice-prefeito de Pinhalzinho. Segundo ele, “os eleitores o absolveram”. Inacreditável! 

“Um povo que elege corruptos, impostores, ladrões e traidores, não é vítima. É cumplice”, do escritor e jornalista britânico George Orwell (1903/50). 

A polícia está chegando à cidade, apesar do corpo fechado. 

Entro em férias depois de 16 anos. Obrigado leitores e leitoras. Mas, advirto: posso interrompê-las, mesmo bem longe daqui. Acorda, Gaspar! 

 

Edição 1978
 

Comentários

Miguel José Teixeira
24/11/2020 22:16
Senhores,

Voltou à marcar gol contra

"Lewandowski dá bronca no MPF e em juiz por descumprirem ordem sobre Lula"

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/11/24/stf-mpf-lula-odebrecht-lava-jato.htm?cmpid=copiaecola
Miguel José Teixeira
24/11/2020 21:36
Senhores,

Depois de rebaixar generais à meros capachos, o capitão zero-zero promove o coronavírus à consultor econômico:

"Pergunta para o vírus", diz Bolsonaro sobre possibilidade de prorrogar auxílio emergencial"

Presidente diz esperar não ter de estender pagamento e que Covid-19 esteja "de partida" do Brasil"
(Folha de S.Paulo)

OOOps. . . Cientistas garantem que já estamos vivenciando a 2ª onda, e, se seguirmos o capitão zero-zero, a 3ª virá na sequência.

Deus salve a Pátria "amigos acima de tudo/parentes acima de todos".

Oremos!
Miguel José Teixeira
24/11/2020 20:32
Senhores,

Lambisgoia chegada à uma boquinha"


"Gleisi diz que vitória de Boulos levará 'amor' a SP"

Gleisi Hoffmann escreveu no Twitter que "se o [Guilherme] Boulos ganhar, vai ter amor em SP".

No primeiro turno, Gleisi queria punir os petistas que apoiavam Boulos, em uma tentativa de combater o desânimo em torno da candidatura de Jilmar Tatto.

Com o apoio de Gleisi, quem perde é o próprio Boulos." (O Antagonista)
Miguel José Teixeira
24/11/2020 20:07
Senhores,

Cansado de marcar gol contra

"Lewandowski defende que governo apresente plano de vacinação contra Covid-19 e marca julgamento"

"Relator das ações sobre o tema, ele antecipou seu voto, dando 30 dias para que Planalto apresente estratégia de imunização universal e gratuita"

(Folha de S.Paulo)
Herculano
24/11/2020 14:33
AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA

Está provado. Organização Mundial da Saúde alerta: carreata política e comício drive-in de políticos também transmitem a Covid-19. E a comemoração? Pelo jeito também não protege o corpo [fechado] do vírus. Fica o alerta para 2022 e 2024.
Herculano
24/11/2020 14:28
A MÁQUINA DE NOMEAÇÃO RELIGADA EM GASPAR MENOS DE 24 HORAS DEPOIS DA ELEIÇÃO. E PROSSEGUIU A SEMANA INTEIRA

Até ontem esta eram as nomeações em cargos em Comissão feitas pelo prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, depois das eleições do dia 15 de novembro.

Rafaelle Vancini para ser assessora da secretaria da Educação. Foi candidata a vereadora pelo MDB e obteve 491 votos.

Roni Jean Muller, MDB, um dos coordenadores de campanha, internado com Covid-19 em Timbó, que voltou para a presidência da Fundação Municipal de Esportes no Lugar de Denis Eduardo Esteva, que foi nomeado para a Coordenadoria de Assuntos da Juventude.

Bruna Nagel da Costa, nomeada para a diretoria de Alimentação Escolar.

Salézio Antônio da Conceição, PP onde foi candidato a vereador com 371 votos que voltou para a superintende da Ditran - Diretoria de Trânsito -, no lugar de Douglas José Scottini.

A vereadora eleita pelo PP com 802 votos, Mara Lúcia Xavier da Costa Santos, foi nomeada Ouvidora de Conduta em Saúde.

E Pedro Pereira nomeado para a gestão do Procon no lugar Wellington Vilvert. Acorda, Gaspar!
Herculano
24/11/2020 09:45
O RACISMO SUBLIMINAR

O que faz um político gasparense sem votos, radical nas suas decisões políticas, postar fotos nas redes sociais com um grupo de amigos, que ele chama de "nova aliança", com a bandeira dos Estados Confederados da América (era a bandeira do Exército do Tennessee) e que lutou contra a abolição da escravidão naquele país?

Para compreender melhor, e aos que não se ligam em história, ou fatos históricos, esta bandeira representa para parte dos habitantes dos estados derrotados, a liberdade e a resistência à uma força opressora.

Grupos extremistas norte-americanos têm usado essa bandeira em lugar de bandeiras mais ofensivas (como a supremacia dos brancos e nazista).

Como uma bandeira histórica o seu estudo e conhecimento do que ela representa (e é ruim num mundo de diálogo, pluralidade e miscigenação) é válido. Como ideia e sublimação dessa ideia, naturalmente não.
Herculano
24/11/2020 09:30
VOLTOU ATRÁS?

O que a prefeitura de Gaspar queria fazer sem licitação?

A contratação de Empresa para Prestação de Serviços Técnicos Especializados de Atualização do Sistema de Geoprocessamento Corporativo, Cadastro Técnico, com Fornecimento de Imageamento Aéreo Urbano e Rural, Imageamento Terrestre, Módulos Adicionais e Serviços de Engenharia Cartográfica conforme necessidade e justificativa da Secretaria Municipal de Planejamento Territorial.

Sintetizando: preparando um aumento no IPTU

Quanto queria pagar por este serviço? R$783.900,00. Uau! Qual a razão alegada para correr dessa aventura? "Por razões de conveniência e oportunidade da Administração Pública". Hum, ainda bem! Acorda, Gaspar!
Herculano
24/11/2020 08:44
COVID: MORRE-SE MAIS EM GASPAR

Conta de ontem. Blumenau possui 361.865 habitantes segundo o IBGE. E de acordo com os dados registrados no sistema de Saúde estadual, morreram lá, moradores de lá, 180 pessoas por Covid.

Também conta de ontem. Gaspar tem 62.618 habitantes, segundo o mesmo pré-censo do IBGE. E de acordo com os dados registrados no mesmo sistema Saúde estadual usado para comparação, morreram aqui 47 pessoas por Covid.

Feitas as contas, descobre-se que em Blumenau morreram por Covid até agora, 0,05% da população. Já em Gaspar este percentual é de 0,075.

Ah, mais é desprezível, Herculano. Desprezível? Os números que aqui a conta contra os gasparenses é de um terço a mais de mortos.

E as estatísticas estão longe de ser consolidadas. Isto tem causas e que se escondem do debate, inclusive se escondeu do eleitoral é só assistir a enrolação do prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, na entrevista de ontem no Jornal do Almoço, na NSC TV.

E o percentual de mais mortes por aqui em relação ao número de habitantes não foi por abrir se escolas e creches, ter o sistema de ônibus urbano funcionando como deveria... Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
24/11/2020 08:35
Senhores,

Será ele mesmo ou o carluxo?

"O ministro Augusto Heleno (GSI) ironizou ontem as "fontes" no Planalto que "vazaram" sua suposta tentativa de convencer Jair Bolsonaro a reconhecer a derrota de Donald Trump. Ele atribui isso a um "anãozinho instalado debaixo da mesa do presidente". Anãozinho mentiroso, claro."

(Cláudio Humberto no Diário do Poder)
Herculano
24/11/2020 08:19
GUARDIÃOS DA TETA DO GOVERNO KLEBER I

Nas redes sociais e depois das eleições de domingo, apareceu uma rede orquestrada de gasparenses que defende as gordas tetas do governo de Kleber Edson Wan Dall, MDB (e seus aliados PSD, PP, PSDB e PDT) que já ultrapassam os 170 comissionados e 100 cargos gratificados. Incrível!

Isso tem uma razão intencionalmente de ser dessa minoria política: defender previamente as novas indicações comprometidas pela aliança política de Kleber comprometida durante a campanha. Tudo isso, será pago, mais uma vez, com os pesados impostos de todos os gasparenses. Impressionante!

GUARDIÃOS DA TETA DO GOVERNO KLEBER II

Impressionante também, que os mesmos que defendem o empreguismo com dinheiro público, dizem que os que se queixam da Saúde Pública e principalmente do atendimento no Hospital, em perpétuo socorro, o fazem, vejam só, porque a qualquer dor-de-barriga correm para lá. Ele está sob marota intervenção municipal.

Se é isso que verdadeiramente está acontecendo, escrito, dito e justificado por quem não quer que nada melhore no próximo mandato de Kleber que ganhou 65,60% dos votos, é porque os postinhos nos bairros, onde estão os mais necessitados, estão falhando e para onde deveriam ir primeiro para serem atendidos, diagnosticados e medicados, os com suposta dor-de-barriga.

Espero que os arautos da dor e doença alheias nas redes sociais não precisem do Hospital de Gaspar. Ninguém vai para lá para sofrer, fazer firula e reclamar à toa do atendimento. Vai à procura de socorro e cura. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
23/11/2020 20:42
Senhores,

Desesperadamente, desesperado!

Farsa! Jogada de marketing" E por aí vai. . .as afirmações do candidato à vice prefeito em Blumenau, na chapa do Kleinübing, após o mal súbito do Mário Hildebrandt.

Não o conheço pessoalmente. Mas sempre o admirei. No entanto, após esses disparates, o Senhor Ronald Baumgarten Júnior, decepcionou-me!
Herculano
23/11/2020 18:52
ESPANTADOS COM A REINCIDÊNCIA

Os leitores e leitoras deste espaço, acostumados aos desastres nas obras da administração de Kleber Edson Wan Dall, MDB, não se espantaram com a informação que dei aqui às 10h52min de sexta-feira de que MIRANTE JÁ FOI A PIQUE. AVANÇA GASPAR, MAS PARA A BARRANCA DO RIO, PORQUE ELA NÃO PODE PARAR DE DAR VEXAME E PREJUÍZOS À CIDADE

E eu estou de férias. Kleber e seus "çabios" pensaram estar livre de mim nas férias. Erraram mais uma vez.

Só nesta segunda-feira, é que parte da imprensa de Gaspar acordou, naquilo que se esconde sob tapumes, bem no Centro da Cidade.

O desastre poderia dar um resultado e uma manchete bem pior: "Mirante caiu no dia da inauguração com o prefeito, sua turma empreiteiros e engenheiros.

Gente ruim para fazer a coisa certa para a cidade e o povo. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
23/11/2020 16:32
Senhores,

Aterrorizadamente, aterrorizado!

"Não podemos mais ter eleições complicadas em 2022"

(Presidente Jair Bolsonaro, ao afirmar que não confia no "sistema eletrônico" das eleições)

Quem planta colhe, capitão zero-zero. . .
Miguel José Teixeira
23/11/2020 15:17
Senhores,

"O transporte público pós-eleições"

(Por Otávio Vieira da Cunha Filho, Presidente-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), hoje no Correio Braziliense)

Enquanto se encerra o processo de eleições municipais em todo o território brasileiro, é chegada a hora de os eleitos e de candidatos que ainda enfrentarão o segundo turno entenderem a dimensão do desafio que terão pela frente, em áreas determinantes para definir a boa ou a má qualidade de vida do brasileiro, como saúde, educação, segurança e transporte público. São temas que deveriam dominar de cor e salteado.

Infelizmente, na prática, não funciona assim. O transporte público, mais especificamente os coletivos urbanos, tem sido alvo fácil de promessas eleitoreiras, muitas até bem-intencionadas na aparência, mas inexequíveis no mundo real.

O tema é extremamente sensível ao cidadão e ao eleitor, que demandam soluções concretas para o transporte coletivo urbano. O serviço vem perdendo cada vez mais passageiros em todo o Brasil: nos últimos 25 anos, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) registra em seus anuários uma queda expressiva de aproximadamente 50% na demanda em todo o Brasil. E isso antes do terrível impacto causado pela pandemia.

O dado traz um alerta para todos que direta ou indiretamente lidam com o assunto. Nesse contexto, os novos prefeitos e vereadores assumirão no próximo ano com o transporte público em crise e com a missão de reorganizar esse serviço essencial aos municípios, sob pena de amargarem inúmeras dificuldades e uma insatisfação crescente da sociedade até o fim de seus mandatos.

Com o propósito de contribuir para o enfrentamento dos desafios da mobilidade urbana, um grupo formado por especialistas, ONGs, representantes do poder público, das operadoras do serviço e entidades ligadas ao transporte público organizou um conjunto de propostas viáveis, capazes de concretizar iniciativas para melhorar o transporte público das cidades, segundo o perfil de cada município.

O Guia Eleições 2020 ?" Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade, coordenado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), traz conteúdos sistematizados e é especialmente direcionado aos futuros prefeitos e vereadores, como um recurso para auxiliar na elaboração de propostas e políticas necessárias e viáveis para o setor.

O Guia mostra como é possível ter um transporte de boa qualidade que caiba no bolso do trabalhador, partindo de medidas aparentemente simples, como a adoção de faixas exclusivas, até ações mais complexas, como a adoção de novo modelo de contratação do serviço, entre outros.

O esforço de especialistas para prover os novos gestores públicos com informações consistentes e experiências exitosas tem amparo no entendimento de que, se continuarem a fazer mais do mesmo no transporte público, os candidatos agora eleitos deixarão como legado uma administração medíocre. Ou até desastrosa, dependendo do contexto. Mas, se a opção das novas lideranças estiver direcionada para a construção de uma nova realidade, com medidas corajosas, amplamente testadas e comprovadas, será possível colher os resultados dentro do horizonte de seus respectivos mandatos, segundo afirmam os organizadores do Guia.

Sem a pretensão de se tornar uma espécie de Bíblia do transporte público, mas, sim, uma referência segura na execução de ações para melhorar o transporte público, compatíveis com a realidade de cada cidade, a publicação apresenta iniciativas que podem fazer a diferença no dia a dia da população, trazendo melhorias substanciais para a comunidade.

É fundamental que os novos gestores percebam que uma cidade com transporte público coletivo organizado e de boa qualidade tem melhores condições competitivas para alavancar outras atividades econômicas e atrair novos negócios.

De acordo com o Guia, oito temas são base para as mudanças necessárias na construção de um eficiente serviço de transporte coletivo urbano: transparência, novo modelo de contratação, infraestrutura, custeio, financiamento, padrões de qualidade, comunicação e desenvolvimento social, e ações emergenciais.

Para uma atividade de natureza essencial, responsável por 40 milhões de viagens diárias nas cidades que contam com serviço organizado de transporte público, faz muito sentido investir em propostas que reflitam a grandeza desse setor, que gera 406 mil empregos diretos no país.

Se ao menos uma das propostas for colocada em prática em cada cidade, o transporte público terá avançado muito na direção das grandes mudanças que precisa adotar. O eleitor, no futuro, certamente agradecerá.


Acesse o Guia em:

http://files.antp.org.br/2020/9/28/guia-transporte-publico-nas-eleicoes-2020_web.pdf
Herculano
23/11/2020 12:47
NADA MUDARÁ VI

O prefeito reeleito Kleber Edson Wan Dall, MDB, lavou mais uma vez a minha alma de que nada mudará.

Ele teve uma janela de oportunidades no Jornal do Almoço da NSC TV. Sobre a Covid 19 que mata e assusta gasparenses, enrolou. Sobre a mobilidade urbana jovou a culpa nos vizinhos e também enrolou. E gastou o tempo em duas perguntas se não respondeu as questões. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
23/11/2020 10:38
Senhores,

"Manhattan Connection vai para a TV Cultura"

"O Manhattan Connection, que saiu da GloboNews, vai para a TV Cultura.

No novo canal, o programa será inteiramente financiado por patrocinadores privados.

Empresários que financiam a liberdade de opinião ajudam a si próprios."

(O Antagonista)
Herculano
23/11/2020 08:45
CONTINUA NA UTI

O ex-Delegado Geral de Polícia de Santa Catarina, ex-Delegado Regional de Blumenau e ex-Delegado de Gaspar, Ademir Serafim, continua internado na UTI do Hospital de Balneário de Camboriú, onde reside. Está se recuperando da Covid-19
Herculano
22/11/2020 19:28
CHORORô

Os vereadores campeões de votos em 2016 em Gaspar estão cheios de explicações para a perda dos eleitores neste ano.

Não precisam! Não deviam tratar os eleitores como tão tolos assim. Bastam ver o que fizeram na Câmara nesses quatro anos. Se continuarem arrumando culpados que não sejam eles próprios para a falta de votos, eu vou desenhar - e de graça - para eles, pois a cidade inteira sabe disso. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
22/11/2020 17:03
Senhores,

Abraço dos afogados

"Horário eleitoral de Boulos tem frente ampla com Lula, Ciro, Marina e Dino"

Fonte: undefined - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2020-11-22/horario-eleitoral-de-boulos-tem-frente-ampla-com-lula-ciro-marina-e-dino.html

Juntos, cavando covas contra Bruno. . .
Miguel José Teixeira
22/11/2020 10:00
Senhores,

Pérolas do capitão zero-zero

1) Sou "daltônico".

2) "Enxergo todos com as mesmas cores: verde e amarelo"

Pois é. . .na Pátria "amigos acima de tudo/parentes acima de todos" daltônico enxerga verde e amarelo. . .
Miguel José Teixeira
22/11/2020 09:45
Senhores,

". . .Não é por outro motivo que os clãs familiares se repetem no poder, numa transição monótona e lesiva aos brasileiros.". . .

Qualificar o voto e o eleitor

(Correio Braziliense, hoje, na Coluna Visto, Lido e Ouvido, por Circe Cunha)

No Festival de Besteira que Assola o país na área política, ou mais resumidamente (Febeapá), o que parte da população é obrigada a presenciar, desde o retorno do regime democrático nos anos 1980, não deixa margem para dúvidas de que estamos sendo representados, desde então, pelo que somos, em síntese, como povo e cultura. Ou, pelo menos, do que deixamos de ser, por uma negligência histórica.

Dessa constatação, que, para alguns, pode ser até chocante, podemos presumir que aquela parcela da sociedade que ainda insiste em ter os olhos postos sobre a realidade do país, essa é, talvez, uma situação que vai perdurar enquanto não for solucionado na base, ou seja, no próprio seio do eleitorado, o problema da carência crônica do ensino público.

Enquanto perdurar a insuficiência na educação e na formação dos brasileiros, não há como aperfeiçoar o modelo de representação política e, principalmente, o perfil dos representantes. Em outras palavras, o que se pode deduzir dessa premissa é que um país carente de educação não pode, em hipótese alguma, possuir um modelo bem desenhado de democracia.

Essa relação estreita entre democracia e educação é facilmente observável na maioria dos países desenvolvidos que investiram pesado no ensino público, tanto no aspecto material quanto no aperfeiçoamento e na valorização plena dos profissionais desta importante área.

E esse foi um projeto de prazo bem longo. Com isso, fica patente que ainda teremos muito caminho a percorrer até atingirmos um modelo próximo do ideal de democracia moderna, funcional e, o que é mais importante, calcada em princípios éticos sólidos e amplamente aceitos por todos. É preciso que fique claro, também, que não basta somente um conjunto de leis, elaborado por uma minoria douta e imposto de cima para baixo aos indivíduos pouco esclarecidos, ainda mais quando se sabe que a maioria dos brasileiros não consegue compreender, uma linha sequer, do que está escrito em nossos alfarrábios de leis.

É graças à carência na educação pública de muitos e dos eleitores, em particular, que se assiste à perpetuação de uma classe política que está na raiz de nosso subdesenvolvimento crônico. Talvez, por isso mesmo, qualquer projeto de educação sério e de longo prazo jamais tenha vingado em nosso país. Há séculos, percorremos o que parece ser um caminho circular que nos remete sempre ao mesmo ponto de partida.

Na verdade, há um projeto implícito de manutenção de uma multidão de iletrados como forma de assegurar a longevidade desses grupos políticos dominantes. Não é por outro motivo que os clãs familiares se repetem no poder, numa transição monótona e lesiva aos brasileiros.

Não surpreende, pois, que nas universidades e em outros centros de cultura medram as raízes da insurgência contra o status quo. O pior é saber que esses problemas de características políticas não podem ser resolvidos no próprio âmbito político contaminado que temos, onde as resistências em aceitar as propostas que vão de encontro aos anseios da população são imensas e intransponíveis.

Os fundos partidário e eleitoral, as dezenas de legendas, a impunidade dessa elite, para quem o próprio Supremo parece trabalhar, os seguidos escândalos de corrupção que se repetem sem interrupção e outras centenas de mazelas a envolver esses grupos constituem-se apenas como pano de fundo para um cenário onde são exibidos falsos duelos ideológicos a animar e iludir a plateia atônita.

Essas últimas eleições deram uma mostra dessa pantomima, ao reeleger os mesmos núcleos de poder político que há décadas são destaques nas páginas policiais. Como consequência, não há que alimentar esperança alguma de que o atual quadro venha a mudar, uma vez que persiste o dilema da pouca qualificação do próprio eleitor.
Herculano
22/11/2020 09:44
O DISCURSO E A PRÁTICA DOS POLÍTICOS

Mário Hildebrandt, Podemos, prefeito de Blumenau em busca da reeleição, foi a NDTV de Blumenau ontem a noite para um debate com o ex-prefeito João Paulo Kleinubing, DEM, na busca de uma vaga no segundo turno de lá.

Em determinado momento de uma resposta Mário foi se curvando e perdeu os sentidos sobre a bancada-púlpito. A mediadora correu em socorro imediato e se seguiu os demais.

Cena 1. Kleinubing, que não é visto na imagem centrada em Mário, ficou no seu canto.

Cena 2. Ambos discutiam como ajudar a cidade e os cidadãos. Na hora da verdade, o discurso não se traduziu em gestos e práticas para Kleinubing. Viu um terceiro, leigo como ele, no socorro ao adversário.

Cena 3. Se eleito, governa-se para todos, inclusive para os adversários
Herculano
22/11/2020 09:34
VIDAS QUE SE TRANSFORMAM EM ESTATÍSTICA

Morreu nesta madrugada em decorrência do Covid-19, o contabilista gasparense, Lio César Schmitt, 71 anos. Estava internado na UTI. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
22/11/2020 09:02
Senhores,

Preparando-se para o novo normal

"Boulos joga Among Us com Felipe Neto e live atrai 500 mil pessoas ..."

Veja mais em https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/21/boulos-joga-among-us-com-felipe-neto-e-live-atrai-500-mil-pessoas.htm?cmpid=copiaecola

Além de invadir e depredar propriedades alheias, o troglodita boulos já tem nova habilidade para ocupar-se, após a acachapante derrota nas eleições paulistanas que se avizinha. . .
Herculano
22/11/2020 08:06
COVID 19

O aumento expressivo de casos e assustador de mortes em Gaspar era previsto. Estava na cara de todos. Eu escrevi. Fui contestado pelos políticos e por pessoas que acham que usar máscaras, passar álcool em gel nas mãos e manter distanciamento social ( não confundir lockdown) é coisa de maricas, pois tudo não passa de gripizinha. Nada como um dia após o outro. Então...
Acorda, Gaspar!
Herculano
22/11/2020 08:03
A DIREITA XUCRA E SEM VOTOS

A coluna no facebook está sendo contestada pelos eleitores de Kleber Edson Wan Dall, MDB e da coligação chupa cabra dos pesados impostos dos gasparenses PSD, PP, PSDB e PDT. Normal.

O que não seria normal é os dos partidos tomados pela tal direita xucra e que juntos não fizeram 1.500 votos entrarem na mesma onda. Ou eram, como alertei, cavalos de troia do poder de plantão e estão continuando a serviço dele depois das eleições? Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
22/11/2020 06:54
Senhores,

Pé-frio

"Athlético Paranaense vence o Santos"

Huuummm. . .será que o Rei Pelé já entregou a camisa do Santos ao capitão zero-zero?
Miguel José Teixeira
22/11/2020 06:48
Senhores,

Força, Hildebrandt!

"Candidato à reeleição em Blumenau passa mal durante debate; assista"

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/21/candidato-a-reeleicao-em-blumenau-passa-mal-durante-debate-assista.htm?cmpid=copiaecola
Miguel José Teixeira
21/11/2020 21:23
Senhores,

Meia razão

"Escola de ética do PSDB e do Covas é a do Aécio, do Alckmin, diz Boulos".

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/21/boulos-psdb-etica-prefeitura-sp.htm?cmpid=copiaecola

Só faltou o troglodita boulos citar onde foi adestrado: em CUba, Coréia do Norte, ou na latrina dos PeTralhas, onde grande parte de seus próceres foram parar na cadeia?

Chega logo, dia 29!
Miguel José Teixeira
21/11/2020 21:14
Senhores,

No Norte, desnorteadamente desnorteado!

"Em Macapá, Bolsonaro anda de porta aberta e corpo para fora do carro e ouve xingamentos; veja vídeo."

fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2020/11/em-macapa-bolsonaro-anda-de-porta-aberta-e-corpo-para-fora-do-carro-e-ouve-xingamentos-veja-video.shtml

Chega logo, 2022!
Miguel José Teixeira
21/11/2020 20:06
Senhores,

Missão Covid

É uma plataforma onde o paciente que apresenta sintomas da COVID19 é atendido gratuitamente através da telemedicina (ligação por vídeo) por um médico voluntário.

Se você é um paciente, agende uma consulta. Mas, se você é médico, saiba que o Brasil precisa de você! Seja voluntário, seja um herói missionário nessa grande causa humanitária.

+ em:

https://missaocovid.com.br/#home
Herculano
21/11/2020 12:02
ENSAIO NACIONAL

A ocupação súbita e total da UTI emergencial de Covid-19 no Hospital de Gaspar, a qual lhes relatei cedo (e abaixo) e depois a notícia se espalhou, chegou a Ricardo Noblat. Virou nacional. Um ensaio do que virá sobre este e outros assuntos. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
21/11/2020 10:23
Senhores,

Complexo de vira-lata em alta ou só assim somos notícias na imprensa mundial

Deu no. . .
Correio Braziliense, hoje

The Washington Post

O jornal americano publicou matéria intitulada "Morte de um homem negro após selvagem agressão revolta Brasil". O veículo citou no texto o tuíte do jornalista brasileiro Octavio Guedes: "O nome correto do que aconteceu no Carrefour é MASSACRE. Toda a sociedade deveria reagir ou seremos, mais uma vez, cúmplices por nosso silêncio. MASSACRE". O periódico também mencionou o posicionamento de Sérgio Moro, em apoio aos familiares, e comentou sobre o histórico ruim da rede de supermercados Carrefour. Por fim, levantou a questão do debate sobre violência policial no Brasil.

Reuters UK

Pelas linhas inglesas, a realidade do Brasil foi exposta em texto afirmando que "os brasileiros gostam de pensar em seu país como uma democracia racial", e citou o presidente Jair Bolsonaro sua repetida afirmação de que "não existe racismo no país". O veículo ressaltou que as influências da escravidão, no Brasil, ainda são evidentes e mencionou que a morte de João Alberto aconteceu na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra.

Aljazeera

A emissora do Catar mencionou o posicionamento da rede de supermercados Carrefour. E citou, ainda, a Polícia Militar do Rio Grande do Sul, que em declaração "reassegura seu compromisso em defender os direitos fundamentais, e sua veemente rejeição a todos os atos de violência, discriminação e racismo".

BBC news

A emissora inglesa repercutiu o tuítecontendo a matéria do jornal O Globo que expõe o relato da mulher de João Alberto Silveira Freitas. O veículo britânico ressaltou que o Brasil tem "um longo legado de racismo" e lembrou o fato de o país ter sido o último a abolir a escravidão. Focou, também, na indignação que se seguiu ao ocorrido no Brasil. Os protestos em frente ao Carrefour, em Porto Alegre, foram relacionados ao movimento "Black Lives Matter", iniciado após o assassinato brutal e filmado de George Floyd por dois policiais.


South China Morning Post

O site de Hong Kong citou o video do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, postado no Twitter no qual ele aparece ao lado das polícias civil e militar, e afirma que o acontecimento "está sendo investigado e que os envolvidos serão detidos". O veículo ressaltou o fato de a situação ter ocorrido às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra. (Bruna Pauxis*)
Herculano
21/11/2020 10:11
NADA MUDARÁ V

"Até domingo [dia da eleição] não havia pandemia em Gaspar". escreveu na sua conta do Facebook o candidato derrotado à vereança, Eder Carlos Muller da Silva, PL, ao ver, ler e ouvir o noticiário da cidade sobre o aumento espetacular, no péssimo sentido da palavra, de casos de Covid-19 entre nós.

Havia, mas quase tudo se escondia nas manhas e artimanhas das autoridades em campanha eleitoral, tanto que o maior comício foi dos vencedores e contra todas as regras de razoabilidade - na aglomeração, das recomendações dos epidemiologistas, nas regras do Código Nacional de Trânsito, ainda mais para quem estava consolidado na dianteira de todas as pesquisas.

O que se disse agora: que os dez leitos da improvisada UTI emergencial no Hospital de Gaspar, estão ocupados. Pior: estamos "exportando" doentes graves para outras UTIs. E olha que estávamos até pensando em fechar a UTI local pela falta de doentes. O que avança? A doença, a vulnerabilidade... Acorda, Gaspar!

NADA MUDARÁ VI

O anúncio da 43ª morte por Covid em Gaspar, nesta semana, causou comoção e confusão. Ela deixou bem claro à falta de transparência da Saúde e do poder de plantão neste e outros assuntos, que quando desnudado, prefere sempre ir à Justiça não para calar, mas principalmente, para intimidar quem leva a informação e análise corretas à cidade e os cidadãos enganados. Foi assim com Miro Sálvio. É assim comigo, reiteradamente, na área da Saúde e da caixinha preta chamada Hospital de Gaspar, sob intervenção e gerenciado por terceiros.

Os 65,60% que votaram em Kleber Edson Wan Dall, MDB, no domingo passado, não têm do que se queixar. Concordaram com isso. E agora, muitos deles estão nas redes sociais culpando a imprensa que divulgou apenas uma nota oficial do próprio poder de plantão, depois que ele escondeu fatos e realidade (a projeção do aumento dos casos de Covid entre nós) durante a campanha eleitoral, mas obrigado por lei, agora está a revelar esta realidade cruel e que até ceifa vidas.

Os parentes da vítima, juram, que os médicos disseram que ela morreu em decorrência de um AVC no dia 17. Velório normal. Depois do enterro, o Boletim Epidemiológico, afirmou que ela tinha Covid-19. A prefeitura alega que esta confirmação veio só no dia seguinte à morte.

O maior bafafá na cidade. Uma ponderável parte dos 65,60% que reconduziram o tal modelo político sem transparência na gestão pública ao poder, achou que a imprensa inventou a morte decorrente da Covid-19. Os acordados, de que ela escondeu.

A imprensa - e não só o Cruzeiro do Vale, mas todos os canais daqui e regionais - apenas reproduziu uma informação oficial e tardia da prefeitura.

Por essa e outras, é que agora se entende à razão do resultado da eleição de Gaspar. A maior parte prefere o fake, o mundo próprio de verdades do que à dura realidade. E quando ela vem, ainda a nega, colocando a culpa nos mensageiros, no carteiro que traz a notícia e não em que produz os fatos que se transformam em notícia.

A Covid-19, sem vacina, é evitável em grande parte, pela prevenção. E começa pelo uso de máscaras faciais, álcool em gel nas mãos, menos festas.... Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
21/11/2020 10:06
Senhores,

País rico é assim (2):

. . ."O levantamento mostra, também, que, em 2019, a União transferiu R$ 17,1 bilhões para socorrer 18 estatais dependentes do Tesouro.". . .

Repeteco:

"a União transferiu R$ 17,1 bilhões para socorrer 18 estatais dependentes do Tesouro"

"Estudo mostra paraíso salarial em estatais"

(fonte: Correio Braziliense, Caderno Economia, pro Israel Medeiros, Estagiário sob a supervisão de Odail Figueiredo)

Levantamento do Ministério da Economia mostra que média de salários pode superar R$ 30 mil em algumas empresas controladas pelo governo, patamar muito superior ao da iniciativa privada. Na Petrobras, diretores recebem R$ 2,9 milhões por ano.

Os salários e a estabilidade nas empresas estatais sempre foram objeto de desejo de boa parte dos brasileiros, que tentam ingressar em órgãos públicos por meio de concursos. Essa ambição pode aumentar após a divulgação de um relatório sobre 46 empresas públicas feito pelo Ministério da Economia. Entre as empresas que constam do documento, estão Eletrobras, Petrobras, Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Embrapa.

O "Relatório Agregado das Empresas Estatais Federais" mostra que a remuneração média nessas companhias (sem contar cargos de diretoria) pode passar dos R$ 30 mil. É o caso da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural ?" Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA). A maior remuneração entre os empregados da companhia é de R$ 44,9 mil; e a menor, R$ 10 mil. A média salarial, portanto, é de R$ 31,3 mil.

Na lista das melhores médias salariais entre empregados, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aparece em segundo lugar, com R$ 29,2 mil. Em terceiro, está a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasaf), com R$ 20,7 mil.

Quando se fala nos cargos de diretoria, quem lidera a lista é a Petrobras, com remuneração média de R$ 2,9 milhões por ano (2019). Isso revela um imenso contraste, quando se leva em consideração que a renda per capita dos brasileiros foi de R$ 1.439 em 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Socorro
O levantamento mostra, também, que, em 2019, a União transferiu R$ 17,1 bilhões para socorrer 18 estatais dependentes do Tesouro. Isso sem citar os 448 mil empregados dessas companhias, que totalizam R$ 101 bilhões em despesas. Outros R$ 10 bilhões são apenas com benefícios de saúde para 1,67 milhão de pessoas, entre funcionários, dependentes e aposentados. Já os gastos com previdência complementar chegaram a R$ 8,1 bilhões.

Para Karlos Gomes, advogado especialista em administração pública, a busca por vagas no setor público se dá, tradicionalmente, por causa dos salários, que costumam ser maiores do que os da iniciativa privada. "No poder Executivo, isso é ainda mais evidente. Para resolver isso, além de uma reforma administrativa, é preciso fazer uma reforma nos salários, analisar os cargos. Até porque os maiores salários nessas empresas estatais são de diretoria, cargos comissionados, escolhidos por indicação, frutos de articulação política. E além dos salários, há gratificações e benefícios", explicou.

Gomes acredita que a privatização é uma opção viável para aliviar os custos do governo. "Você desonera o Estado e ainda arrecada com a venda. Isso gera uma receita para o governo. As empresas passam a pagar impostos, e isso vai fazer com que o caixa do governo tenha fluxo, além de acabar com custos com licitação e outras burocracias. Tem o potencial de melhorar os serviços prestados à sociedade."

Comparações
Já Helder Lara Ferreira Filho, mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorando pela Universidade de Brasília (UnB), afirma que as discussões sobre diferenças entre salários no setor público e privado são pautadas em estudos feitos pelo Banco Mundial com critérios que não permitem uma comparação justa. "Esses estudos não consideram a questão da formação, como mestrado e doutorado ?" títulos comuns entre servidores. O prêmio salarial dos países emergentes é algo em torno de 13% a 15%. O Banco Mundial calcula isso aqui como algo próximo a 17%. Não é diferente de outros países emergentes", afirma.

No ano passado, um estudo do Banco Mundial apontou que, em média, servidores federais ganham 96% a mais que profissionais da iniciativa privada em cargos semelhantes. Segundo Helder, essas projeções não consideram remunerações de Pessoa Jurídica, (mais altas no setor privado). "Servidor paga Imposto de Renda de pessoa física, enquanto muitos, na iniciativa privada, pagam por PJ. Em geral, eles pegam a média salarial da carreira e comparam com o setor privado, então é uma comparação imprecisa."

Para o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados/ME, Diogo Mac Cord, a divulgação do material é necessária. "Esse material é um choque de transparência. Não havia nenhum relatório que consolidasse informações financeiras e de pessoal e que desse um panorama geral da realidade de cada estatal", avaliou.

Conclusão:

"Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil"
Miguel José Teixeira
20/11/2020 21:18
Senhores,

País rico é assim:

"Diretor do BC mora em Boston, mas faz "bate e volta" para reuniões do Copom".

". . .O BC disse ainda que "os custos de deslocamento são arcados pelo diretor Fabio Kanczuk".

"De acordo com a ficha de remuneração, disponível no Portal da Transparência, em setembro, pelo cargo de diretor, Kanczuk recebeu o salário bruto de R$ 10.396,59 e mais R$ 4.000 em verbas indenizatórias...

Veja mais em https://economia.uol.com.br/colunas/carla-araujo/2020/11/20/fabio-kanczuk-diretor-banco-central-boston-copom.htm?cmpid=copiaecola

Huuummm. . .eu não sou o Eremildo, mas sou um perfeito idiota. . .
Herculano
20/11/2020 15:45
O DIA EM QUE O PT VOTOU A FAVOR DE UM PROJETO DO LÍDER DO GOVERNO, QUE VOLTOU ATRÁS DA SUA PRóPRIA IDEIA PARA ATENDER O GOVERNO KLEBER

Sessão da terça-feira da semana da eleição.

Na Ordem do Dia, um veto a dois artigos do Projeto de Lei 90/2019 de autoria do líder do governo, Francisco Solano Anhaia, MDB.

O PL obrigava o governo a implantar sistemas próprios de luz à base solar nas novas instalações de prédios públicos municipais (posto de saúde, escolas, creches...) para economia e produção limpa de energia elétrica. Tudo só a partir de 2022.

Os dois artigos vetados pelo prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, desobrigaram o governo municipal da instalação e do prazo. Ou seja, tornou inócua a matéria. É uma lei sem finalidade a partir de agora.

Os três vereadores do PT, Rui Carlos Deschamps (relator), Mariluci Deschamps Rosa e Dionísio Luiz Bertoldi, votaram a favor do projeto original de Anhaia.

Anhaia, por sua vez, surpreendentemente, pediu para seus pares atender o governo e votarem contra o seu próprio projeto em algo que tramitou e amadureceu por um ano dentro da Câmara. Impressionante.

O atraso se consumou nos votos de dez a três contra uma boa e necessária ideia, detonada por interesses políticos e incapacidade de enxergar o futuro do governo reeleito. O humilhado? Além dos gasparenses, o próprio autor e ainda líder do governo. Acorda, Gaspar
Miguel José Teixeira
20/11/2020 15:36
Senhores,

"Girão destaca PEC que afasta candidatos à Presidência seis meses antes das eleições

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira(18), a proposta de emenda à Constituição (PEC 37/2020) que estabelece que candidatos a chefes do Poder Executivo que desejam concorrer à reeleição deverão se licenciar dos respectivos cargos nos seis meses anteriores ao pleito.

Girão afirmou ser contra a reeleição, porque considera um grande atraso para democracia. De acordo com ele, o afastamento por seis meses do candidato tornaria a concorrência leal para os outros.  

?" Uma coisa é você ficar com a caneta na mão, na mídia espontânea o tempo todo, fazendo obras, porque já é uma propaganda extra, isso já tira aquela igualdade nas eleições. Esperamos que ela tramite rapidamente aqui no senado ?" disse.

Fonte: Agência Senado

Matutando bem. . .

1) Por que não afastar também os parlamentares que se candidatarem? Ficar usufruindo das benesses do seu cargo eletivo e concorrer com um cidadão comum também é explícita desigualdade . . .

2) Por que não acabar logo com a famigerada REELEIÇÃO?

O Girão é aquele que pediu que o Ministro do STF, Marco Aurélio, seja "impichado".

Pelo visto não tem rabo preso. . .
Herculano
20/11/2020 12:18
O AVANÇO DA COVID-19 EM SANTA CATARINA COINCIDE COM A POSSE DA VICE-GOVERNADORA, DANIELA CRISTINA REINEHR, SEM PARTIDO, NA TITULARIDADE DA FUNÇÃO DE GOVERNADORA

ESTA É A REALIDADE. É FATO
Miguel José Teixeira
20/11/2020 11:48
Senhores,

Relinchando de faceiro

"Pesquisa mostra favoritismo de Sebastião Melo em Porto Alegre: 61,8% dos votos válidos."

"Adversária do candidato do MDB, Manuela D'Ávila soma neste momento 38,2% dos votos válidos."

+ em: https://diariodopoder.com.br/ultimas/pesquisa-mostra-favoritismo-de-sebastiao-melo-em-porto-alegre-618-dos-votos-validos

Lembrem-se: CUmunistinha adora uma boquinha. . .
Miguel José Teixeira
20/11/2020 11:28
Senhores,

Enquanto o mirante de Gaspar mingua o de Brasília prospera com a iniciativa privada no comando.

A empresa Torre Digital Flor do Cerrado SPE Ltda. assumiu a gestão do Complexo Flor do Mirante, que inclui a Torre de TV Digital. O repasse para a iniciativa privada pretende potencializar as atividades no monumento, nas lojas e nos boxes existentes, bem como no espaço destinado a estacionamento, que permite a realização de shows e eventos.

Segundo o diretor comercial da Terracap, Júlio César Reis, o setor público não tem a expertise para administrar e gerir esses espaços. "Essa é uma atividade eminentemente privada", afirma.

A concessão do complexo renderá à Terracap, ao menos, R$ 113,7 mil ao mês pelos 15 anos de contrato, além da economia com os gastos de manutenção do local.

Leia + em e veja o belíssimo visual:

https://blogs.correiobraziliense.com.br/capital-sa/2020/11/19/complexo-flor-do-mirante/
Herculano
20/11/2020 10:52
MIRANTE JÁ FOI A PIQUE. AVANÇA GASPAR, MAS PARA A BARRANCA DO RIO, PORQUE ELA NÃO PODE PARAR DE DAR VEXAME E PREJUÍZOS À CIDADE

A obra cartão postal do governo Kleber Edson Wan Dall, MDB, o mirante da Aristiliano Ramos, já foi a pique antes mesmo de ficar pronto.

As fotos que correm esta manhã os aplicativos de mensagens e redes sociais não deixam dúvidas. Foi nessa gestão que os gasparenses depositaram 65,60% dos votos.

Vergonha!

Faltou, ou se fez mal, o estaqueamento e escoramento do piso e que já afundou, sem ninguém ter ido lá. Cadê o engenheiro fiscal? Meu Deus! Mais quatro anos de manchetes do desastre estão garantidos nesta coluna. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/11/2020 10:02
LICENÇA

O prefeito reeleito de Gaspar Kleber Edson Wan Dall, MDB, pensa em pegar férias antes da posse e dar o município ao vice Luiz Carlos Spengler Filho, PP, para diminuir as tensões.

Tem gente que não gostou da programação. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/11/2020 10:00
CONTANTO, ALGUNS ACREDITAM

O presidente do Patriotas de Gaspar, ex- PSL, Marciano Silva, acredita que a pesquisa de intenção de votos do Cruzeiro do Vale que acertou na tampa o resultado eleitoral de Gaspar, foi decisiva para a vitória de Kleber Edson Wan Dall, MDB, e para o massacre do candidato Sérgio Luiz Batista de Almeida, PSL, que tentou questionar e impedi-la duas vezes na Justiça e não conseguiu.

Marciano defende o voto impresso pois para ele o atual sistema é fraudulento e corrupto. Apesar de uma coisa não ter nada a ver com outra, ele não apresentou nenhuma prova disso até agora.

Mas, advertiu: "aguarde, elas virão em breve". Eu particularmente estou esperando isso há 20 anos.
Miguel José Teixeira
20/11/2020 09:16
Senhores,

Disfarce insustentável

"A Fox News transmitia mais uma entrevista coletiva do advogado Rudolph Giuliani, principal conselheiro jurídico de Donald Trump, a respeito de acusações de fraude na eleição presidencial americana, quando algo inusitado aconteceu.

A alta temperatura dos refletores das equipes de TV fizeram o ex-prefeito de Nova York começar a suar excessivamente a ponto de a tintura do spray colorante usado por ele para disfarçar cabelos brancos escorrer dos dois lados de seu rosto."

Pois é. . .tal qual a farsa da fraude na apuração das eleições no Tio Sam, alegada pelo seu chefe, que também escorreu. . .pelo ralo.
Herculano
20/11/2020 09:08
SERÁ?

Um meme estampa: "em 1987, o Legião Urbana lançava a música 'que país é esse?'. Até hoje não sabemos a resposta"
Herculano
20/11/2020 09:05
A MÁQUINA DE EMPREGAR

Continua em pleno vapor a máquina de empregar comissionados da prefeitura de Gaspar. Com a palavra a subsecional da OAB de Gaspar
Herculano
20/11/2020 09:03
IMPRESSIONANTE

O deputado Ricardo Alba, o mais votado de Santa Catarina, dono do PSL de Gaspar, o que tentou impedir e não conseguiu censurar pesquisas antes da apuração, o que absurdamente conseguiu impedir a publicação de uma pesquisa de boca de urna depois do encerramento das eleições, acabou em quarto lugar na disputa pela prefeitura de Blumenau, como resultado dos seus erros, arrogância e oportunismo em surfar ondas - a última, a do bolsonarismo.

Coisas da vida. Talvez por falta de discurso propositivo, conforme vídeo que circulou massivamente durante a campanha, numa entrevista dele, Alba disse que um dos seus opositores, João Paulo Kleinubing, DEM, tinha sido absolvido de denúncias graves de improbidade administrativa por suposto esquema no Supremo Tribunal Federal. Nada provou do que disse. Logo ele, um meirinho concursado.

Nada como um dia após o outro.

Quem Alba está apoiando publicamente no segundo turno em Blumenau? Kleinubing.

Os dois se merecem. Se Kleinubing fosse um político sério, não aceitaria tal apoio depois de tal grave insinuação ou acusação de Alba. A não ser que Alba fez isso - o apoio - um propósito para prejudicar ainda mais Kleinubing na reputação que teve abalada por conta do processo mencionado por Alba.

E os políticos ainda tem coragem de reclamar dos eleitores quando lhes faltam votos nas urnas.
Miguel José Teixeira
20/11/2020 08:44
Senhores,

?"h, coitado!

"Mendonça diz que apreendeu mais droga que Moro" (O Antagonista"

O atual ministro da Justiça, advogado do clã bolsonaro, esquece-se que:

Moro prendeu o lula:

a pior droga que o país já experimentou!
Herculano
20/11/2020 08:43
O CUSTO DO VOTO EM GASPAR COM DINHEIRO PÚBLICO

Os candidatos prefeito de Gaspar, Sérgio Luiz Batista de Almeida, PSL/Patriotas e Rodrigo Boeing Althoff, PL, foram os únicos até agora que nas suas prestações de contas disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, usaram recursos públicos oriundos dos fundos partidário ou eleitoral.

Sérgio ficou em último com 675 votos e recebeu R$120 mil. Rodrigo, em segundo com 7.079 votos, contabilizou R$35 mil desses recursos em suas receitas.

Feitas as contas, sabe-se que o custo de cada voto gasparense com recursos públicos -permitidos pela lei aprovada por deputados e senadores - no caso de Sérgio foi de R$177,78. Já no caso de Rodrigo, foi de R$4,93 por voto recebido. Uau! Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
20/11/2020 08:36
Senhores,

Da Revista Crusoé desta semana, pincei para deleite:

"A Organização"

"O ex-presidente Lula é um dos personagens centrais do livro-reportagem "A Organização ?" a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo" (Companhia das Letras), que chega nesta sexta-feira, 20, às livrarias. A jornalista Malu Gaspar narra, com fartura de detalhes, como a Odebrecht montou sua estratégia para se aproximar de Lula e para financiá-lo ainda "na baixa", bem antes de o petista virar presidente, para faturar "na alta", quando ele ascendeu ao poder."
Herculano
20/11/2020 08:21
ADEMIR SERAFIM NA UTI

Quem está internado na UTI com Covid-19 no Hospital de Balneário Camboriú - onde reside-, é o ex-delegado geral de Polícia de Santa Catarina, ex-delegado Regional de Blumenau e ex-delegado de Polícia de Gaspar, Ademir Serafim. Segundo relatos médico, ele está já se recuperando.
Miguel José Teixeira
20/11/2020 07:52
Herculano,

Foco, força, férias & saúde!
Herculano
20/11/2020 07:43
Bom dia. Estou de férias. Mas, nem tanto.

Neste espaço, nas férias, não reproduzirei comentários nacionais, como de costume

As minhas intervenções, serão locais, apenas.

Aguardem. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.