Na terça-feira, 25 de fevereiro, um agente penitenciário temporário foi preso ao tentar entregar quatro smartwatches e dois carregadores a um detento da Penitenciária Industrial de Blumenau, no bairro Ponta Aguda. A ação foi resultado de uma investigação conjunta do Núcleo de Inteligência Penitenciária (NIPE), Núcleo de Inteligência Regional (NURI) e a Chefia de Segurança da unidade. O agente foi detido pela Polícia Penal e encaminhado à Delegacia de Polícia para os trâmites legais.
O delegado Henrique Stodieck, da Polícia Civil, informou que o agente responderá por favorecimento real, mas não foi preso em flagrante, já que a pena para o ingresso de aparelhos eletrônicos em presídios varia de três meses a um ano. Segundo o delegado, o agente desistiu de entregar os dispositivos ao detento após se encontrar com ele, alegando estar sendo ameaçado.
A Corregedoria Geral da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI) abriu uma sindicância administrativa para investigar o caso. O agente será investigado também por sua possível participação no esquema de transporte de eletrônicos para dentro da unidade prisional.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).