A Secretaria de Saúde de Gaspar ampliou o público alvo de vacinação contra o HPV. Conforme orientação do Ministério da Saúde, jovens entre 15 a 19 anos também terão direito a uma dose do imunizante, além das crianças de nove a 14 anos que já têm esse direito.
Durante os próximos três meses, as unidades de saúde com salas de vacina farão a aplicação também para essa faixa etária. “A vacina contra HPV é uma ferramenta importante na prevenção aos cânceres de colo de útero, vulva, pênis, anus e orofaringe, contribuindo significativamente para a redução de casos e para um futuro mais saudável para as próximas gerações”, explica o secretário de Saúde, Arnaldo Munhoz.
A faixa etária prevista para a vacinação é de 9 a 14 anos. A ampliação da idade é uma estratégia para alcançar jovens ainda não imunizados. Para receber o imunizante, basta comparecer à unidade de saúde do seu bairro, com a caderneta de saúde.
A Secretaria de Saúde também está ampliando a oferta das vacinas previstas no calendário vacinal. Desde quinta-feira, dia 1º, as crianças nascidas no Hospital de Gaspar receberão lá mesmo a primeira dose da vacina BCG e contra Hepatites B. “Antes as famílias precisavam procurar a unidade de saúde. Assim, o acesso é facilitado e a criança já sai do hospital com proteção”, completa o secretário.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).