Violência doméstica é alvo de debate, em Itajaí - Jornal Cruzeiro do Vale

Violência doméstica é alvo de debate, em Itajaí

23/08/2011

 No Brasil, 70% dos crimes contra mulheres acontecem no âmbito doméstico e os agressores são os maridos ou companheiros. As estatísticas apresentadas pela UN Women - Centro de Conhecimento pelo Fim da Violência contra Mulheres, da Organização das Nações Unidas (ONU), mostram que no país, a cada minuto, quatro mulheres são espancadas por um homem com quem mantém, ou manteve uma relação afetiva, ou seja, a cada 15 segundos uma mulher sofre violência doméstica ou familiar.

Em Santa Catarina, a situação não é diferente. No ano passado, 58 mulheres foram assassinadas no Estado e, em Itajaí, no mesmo ano foram feitos 1.418 boletins de ocorrência, porém, na Justiça Criminal Especializada foram ajuizadas somente 320 ações correlatas, que demonstram a fragilidade emocional da vítima da violência em manter a denúncia para fins de apuração de responsabilidade criminal.

Frente aos dados alarmantes, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Estrela de Isabel realizam no dia 25 de agosto, às 19h30, no Teatro Adelaide Konder, em Itajaí, um evento para discutir as políticas públicas de enfrentamento da violência doméstica e familiar.

A juíza de direito da Comarca de Itajaí, Sônia Maria Mazzetto Morroso Terres, e o médico, especialista em violência doméstica, Ayrton Margarido, farão palestra e coordenarão o debate. A participação é gratuita e aberta a toda população.

Na oportunidade, será firmado um convênio entre as organizações para fortalecer o trabalho que a Oscip Estrela de Isabel desenvolve com grupos familiares onde ocorre violência doméstica. A Univali auxiliará as vítimas com atendimento jurídico, por meio do Escritório Modelo de Advocacia, e fará também o acompanhamento psicológico das vítimas e dos agressores, com apoio dos profissionais de saúde da universidade.
 
Serviço:
O que: Palestra e debate sobre políticas públicas de enfrentamento da violência doméstica e familiar
Quando: Dia 25 de agosto, às 19h30
Onde: Teatro Adelaide Konder, na Univali Campus Itajaí

Mais informações: (47)3341-7785, com Maria Cláudia Antunes de Souza, uma das organizadoras do evento/ (47)3341-7846, com a direção do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da Univali / soniamoroso@tjsc.jus.br, com juíza Sônia Morroso Terres
 
Texto: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional Univali - Campus Itajaí

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.