A Polícia Civil de Santa Catarina, juntamente ao Senac, lançou o projeto 'Polícia Civil por elas e Senac' com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher e implementar ações de enfrentamento à violência contra a mulher no estado. A instituição de ensino vai oferecer vagas nos cursos de qualificação profissional, visando a autonomia financeira e um recomeço para mulheres que estão em relacionamentos abusivos.
O trabalho conjunto é estruturado em dois segmentos. Primeiro, na capacitação dos alunos, professores e comunidade escolar do Senac SC, na identificação de episódios de violência contra a mulher e orientação para enfrentar este tipo de situação E, ainda, a oferta de cursos gratuitos às mulheres vítimas de violência, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
Mesmo antes da pandemia, a violência contra mulheres já atingia pelo menos uma a cada três mulheres em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na maioria dos casos, as vítimas permanecem em relações abusivas porque dependem financeiramente dos parceiros. Em Santa Catarina, foram registrados 57 feminicídios no ano passado.
Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich revela que foram registrados 57 feminicídios em Santa Catarina no ano passado. “Em Santa Catarina temos 100% dos feminicídios solucionados. Mas não adianta apenas as polícias e a segurança fazerem a sua parte. Esta questão necessita de ações permanentes de prevenção e diz respeito a todos nós, como cidadãos, que temos que nos envolver, porque sozinhos não vamos vencer”.
O projeto prevê a disponibilização de cursos profissionalizantes gratuitos nas unidades do Senac SC em todo Estado para mulheres cis e trans indicadas pela Polícia Civil. O Senac SC reconhece a situação de violência contra mulheres como uma questão a ser enfrentada por meio de ações concretas que atuem na linha de proteção, atendimento e apoio a essas mulheres em situação de vulnerabilidade.
Camila Braga Bittencourt, analista de educação inclusiva do Senac SC, fala da importância da campanha. “Reconhecendo a seriedade e compromisso da Polícia Civil, o Senac SC se une a esta instituição com o objetivo de desenvolver ações educativas para conscientizar alunos e comunidade escolar sobre a violência de gênero, ciclo da violência e rede de proteção. O projeto conta, ainda, com a oferta de vagas em diferentes cursos de formação profissional, como forma de contribuir para a autonomia financeira”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).