A Festa Nacional do Colono está recheada de atrações e, uma delas, é a gastronomia típica. A 19ª edição da competição de receitas típicas ocorre neste sábado (28), às 16 horas, no Salão Principal do Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graff, no Bairro Rural Baia.
Natália Lúcia, responsável pela organização do concurso, explica que as inscrições ocorrem todo ano através de líderes de comunidades que são responsáveis pela divulgação do evento. Neste ano foram feitas duas inscrições por comunidade, totalizando assim, 22 receitas, sendo 10 na categoria de salgados e 12 na categoria doces.
Os principais requisitos para participar da competição são residir na área rural de Itajaí e elaborar pratos com sabedoria, simplicidade no uso dos ingredientes, decoração, criatividade e histórico, isto é, de onde essas receitas foram tiradas. A degustação e julgamento dos pratos ocorre das 16 às 18 horas e estará aberto para a comunidade.
Serão premiados os três primeiros lugares por categoria (doces e salgados). Os prêmios serão uma cafeteira, para o primeiro lugar; um multiprocessador, para o segundo colocado; e um aquecedor para o terceiro. Os participantes também ganham um brinde pela contribuição do concurso.
Todos os anos, a coordenação da Festa do Colono faz a publicação de um livreto com todas as receitas que disputam o concurso. No ano passado, a vencedora do concurso, na categoria salgado, foi Érica Bette, da Comunidade do Brilhante 1, com a Torta de aipim com carne seca. O segundo lugar ficou com Anelise Porto, do Km12, com uma lasanha de palmito com brócolis, e o terceiro lugar ficou com Elizângela Tramontin, da Itapipava, que preparou uma Pizza de Arroz.
Na categoria doce, o prato vencedor foi um pudim de milho verde, elaborador por Inês Zermini Gervásio, de Arraial dos Cunha. O segundo colocado foi um pão doce de legumes, preparado por Rosevita Maestri Cordeiro, de Espinheiros, e a Torta de Morango apresentada por Simone Matias, de Salseiros, ficou na terceira colocação.
Para este ano, estão na disputa, na categoria salgado, os pratos ?Torta de Brócolis e milho?, ?Creme de Aipim com lingüiça colonial?, ?Trouxinha de Frango?, ?Coxinha de Aipim?, ?Empadão de palmito com frango?, ?Arroz da vovó?, ?Roupa Velha?, ?Polenta Cremosa?, ?Tilápia assada? e ?Pizza de Brócolis com molho branco e bacon?
Na disputa da categoria doce, foram inscritos os pratos ?Doce de Limão com calda?, ?Pudim veludo?, ?Sortidas de morango?, ?Queijadinha com milho verde?, ??Torta gelada de amendoim?, ?Gelado de Abacaxi?, ?Pão de fubá com geléia de mamão e queijinho?, ?Fantasia de maracujá?, ?Cuca de abacaxi com nata?, ?Pudim de milho verde?, ?Bolo de queijo? e ?Bolo de ameixa?.
Texto: Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Itajaí
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).