O passeio marcado para o período de 9 a 14 de outubro começa com uma confraternização entre os participantes no dia 8 (sábado), em Camboriú. O Velotur consiste em um circuito onde as pessoas pedalam de forma autônoma e independente, mas todos saindo do mesmo local e na mesma data. O mais interessante é que não se trata de uma competição, pelo contrário, a meta é estimular o companheirismo e a interação com os outros participantes e principalmente com as cidades por onde passam.
O Velotour Costa Verde & Mar foi inaugurado em 2010, tendo a participação de cerca de 20 pessoas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Para este ano a expectativa é que o número de participantes seja ainda maior, já que se trata de um evento aberto e que permite uma adesão bastante ampla de toda a família. Ou seja, não é um evento restrito a atletas e ao mesmo tempo em que é acessível, oferece uma boa dose de desafio e aventura para quem está em busca de atividades junto à natureza.
Como participar
A inscrição é gratuita e cada participante carrega seus próprios pertences e tudo o que for precisar durante o trajeto. A orientação é para que levem ferramentas, alimentos e água para não depender somente da organização. No dia da largada, todos os participantes recebem uma planilha e uma Credencial para ser preenchida ao longo da pedalada. Não há guias ou monitores. Mas no decorrer do percurso existem cerca de dois ou três pontos de controle, onde a credencial é carimbada por um membro da equipe com os carimbos específicos do Velotour (que pertencem ao Clube de Cicloturismo). Ao final do evento quem tiver todos os carimbos vai receber um certificado.A dica para quem quiser entrar nessa aventura é planejamento. Vale providenciar reservas em hotéis ou algum tipo de hospedagem conforme a previsão de chegada em cada cidade.
As cidades integrantes da Costa Verde & Mar
Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).