Um dia sem carro. Essa é a proposta da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, para esta quinta-feira, 22 de setembro. Com engajamento dos universitários e de diversas associações, o curso de Direito convida toda a população a percorrer um trajeto, caminhando, pedalando, patinando ou usando de qualquer recurso que demonstre que é possível locomover-se deixando os veículos na garagem
Dois caminhos serão percorridos simultaneamente e a saída está marcada para às 7h. Um dos grupos sairá em frente ao Shopping Atlântico e outro em frente à Associação dos Servidores Públicos de Balneário Camboriú, e irão em direção ao Campus da Univali, na 5ª Avenida. Durante o trajeto, a Polícia Militar e o Samu vão garantir a segurança dos participantes.
Os interessados podem fazer a inscrição na hora e ainda ganham uma camiseta. A chegada está programada para às 8h30. No local será servido um café da manhã e haverá uma palestra com a mestre em Direito, Caroline Vieira Ruschel, que vai abordar o uso do carro, direito ambiental e meio ambiente.
O primeiro Dia sem Carro foi realizado na França em 1998. Desde então, a mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001. Com a popularização do uso do automóvel a frota no Brasil disparou na última década. Conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) houve um aumento de 119% no número de veículos nos últimos dez anos. Em dezembro de 2010, o país atingiu a marca de 64,8 milhões de veículos em circulação.
Mais informações: (47) 3261-1240, coordenação do curso de Direito/ (47)9962-9913, com Álvaro Borges de Oliveira, coordenador do curso de Direito.
Texto: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional Univali.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).