A causa mais comum de incapacidade neurológica adquirida em indivíduos com idade entre 20 e 40 anos é a Esclerose Múltipla. A doença de caráter neurodegenerativo afeta principalmente as mulheres. Para alertar sobre estes e outros fatos relacionados à Esclerose, existe o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, lembrado em 30 de agosto.
Os principais sintomas da Esclerose são a perda de visão ou a visão dupla, rigidez, fraqueza, falta de equilíbrio, dormência, dor, problemas no controle da bexiga e intestinos, fadiga, entre outros. O recomendado é realizar o diagnóstico o mais precocemente possível, por intermédio de um exame clínico neurológico e de Ressonância Magnética Nuclear do crânio e da coluna.
É importante salientar que a Esclerose Múltipla não tem cura, mas há tratamento. ?Novas terapias estarão disponíveis em breve, inclusive tratamentos orais e remédios com maior eficácia para as formas mais agressivas da doença, de uso hospitalar exclusivo?, explica o neurologista Fábio Siquineli.
Enquanto aguardam os novos medicamentos, pessoas acometidas pela doença recebem atendimento gratuito pelo programa de Esclerose Múltipla do Governo Federal. Em Blumenau, o Hospital Santa Isabel é referência regional para o atendimento de casos que necessitem de hospitalização ou infusão venosa de medicamentos, inclusive para pacientes da rede pública.
E o Grupo de Atenção ao Paciente com Esclerose Múltipla também auxilia os portadores da doença. O Grupo atende no Ambulatório de Neurologia, na FURB. O telefone para contato é 3321.0919.
Texto: Diane Ziemann | Assessora de Comunicação
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).