Com uma população de 53.498 pessoas e uma frota de veículos de 33.350 veículos o município de Indaial enfrenta sérios problemas nas áreas centrais do município, quando a questão é trânsito. Com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos nessas áreas centrais, a Prefeitura de Indaial através do Departamento Municipal de Trânsito e de Transporte ? Demuttin, da Secretaria de Planejamento e Habitação efetivou a municipalização do trânsito, que trouxe para o município mais responsabilidade.Mas, junto com as responsabilidades vieram os benefícios. Pois só foi possível a implantação de fiscalização eletrônica e efetivar as mudanças necessárias no trânsito, através da Municipalização.
Atualmente, as mudanças tanto no trânsito do município como no Demuttin já começam a ser destacadas, pois, o principal objetivo das ações, que estão sendo encaminhado pelo Executivo municipal, busca garantir a segurança das pessoas e a fluidez nas ruas do município. Visando atender com qualidade os problemas no trânsito do município, no mês de fevereiro teve início o curso de capacitação dos dez Agentes de Trânsito, contratados através de concurso público, que passarão a atuarem já a partir do mês de março. Esta capacitação tem como principal objetivo habilitá-los para o exercício estabelecido no Código Brasileiro de Trânsito. O Agente de Trânsito terá como missão fiscalizar e orientar a parte de estacionamentos, circulação e velocidade; além de trabalhar no apoio durante a realização de obras públicas; realizar a vistoria e fiscalização de táxis, escolares e ônibus; também podem atuar em serviços de escolta ou batedor; travessia de pedestres ou escolares e blitz educativa ou repressiva.
Entre as ações que os Agentes de Trânsito estarão presentes, destaca-se, a orientação aos munícipes na circulação, estacionamento ou paradas de veículos. Além disso, estarão dando sustentação nas questões que referem-se a desvios, reparos emergenciais nas ruas, travessia de pedestres e estudantes, vistoria e fiscalização de táxis e escolares. Entre as atribuições dos Agentes de Trânsito, está também a escolta de veículos de grande porte, bem como apoio nos eventos, sempre visando a segurança da comunidade e o fluxo dos veículos. A Educação para o Trânsito também é tema de debate e os agentes atuarão em conjunto com as escolas de Indaial, através de uma proposta específica que está sendo elaborada.
A participação será efetivada através de palestras, monitoramento, cursos e demais atividades. Acredita-se que com a implantação dos Agentes de Trânsito, tanto crianças, jovens, adultos, idosos, motoristas, ciclistas, motociclistas, pedestres, enfim, toda a sociedade indaialense será beneficiada. CURSO DE
CAPACITAÇÃO
O curso de capacitação que está em andamento tem como principal função orientar os Agentes de Trânsito sobre as formas de abordagens aos motoristas na adaptação às novas sinalizações e restrições do trânsito. Entre as disciplinas que estão sendo ministradas aos Agentes de Trânsito destaque para Direito e Cidadania; Ética e Cidadania; Legislação de Trânsito; Engenharia de Tráfego; Auto de Infração e Notificação; Psicologia Aplicada; Educação para o Trânsito; Noções Básicas de Primeiros Socorros; Direção Defensiva; Técnicas de Abordagem. O curso que está em andamento tem uma carga horária curricular de 200 horas.
Texto Assessoria de Imprensa PMI
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).