A decisão da Caixa Econômica Federal de abrir 500 agências em todo o país neste sábado é condenada pelo Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região (SEEB). A Lei 7.430 da CLT garante: bancário não trabalha aos sábados. Baseada na legislação nacional, a diretoria do SEEB não permitirá que os bancários da CAIXA trabalhem neste sábado, 12 de maio, com paralisação da agência Centro. A posição se baseia ainda no fato de se tratar da véspera do Dia das Mães e também por abrir precedentes para os bancos privados adotarem a mesma medida.
- Os funcionários da CAIXA já sofrem com excesso de jornada, problemas de saúde devido à sobrecarga de trabalho causada pela falta de pessoal, inclusive a CAIXA está sendo autuada pelo Ministério do Trabalho justamente por esses motivos ? reforça o presidente do SEEB, Leandro Spezia.
O Sindicato lembra que o número atual de funcionários do banco não dá conta das demandas geradas com a redução de juros e ampliação de horário. O SEEB é a favor destas medidas, porém com responsabilidade. Na avaliação do SEEB, hoje a CAIXA não tem estrutura para implementar essas medidas. Por isso, o foco do banco deveria ser a contratação de novos funcionários.
A Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é específica: Conforme o artigo 224, ?a duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de seis horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana.
Texto: Leandro Spezia | Presidente do SEEB
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).