Reunião promovida pelo Sescon Blumenau em sua sede serviu para um encontro específico entre o presidente da Junta Comercial do Estado, associados, representantes da prefeitura e entidades empresariais.
Foi mais um passo na intensa luta em favor das melhorias necessárias para a agilização dos processos de abertura de empresas em Blumenau. ?A situação é grave e requer providências urgentes. O Sescon tem agido com insistência, mas os procedimentos e os ritos das esferas públicas não têm sido capazes de dar uma resposta satisfatória, apesar da boa vontade demonstrada pelos interlocutores?, avalia Daniela Zimmermann Schmitt, presidente do Sescon.
Os maiores entraves enfrentados pelos escritórios contábeis estão em atividades como abertura de empresas e registros contábeis eletrônicos. Existem falhas nos sistemas da Jucesc, que não se comunicam com os programas instalados em prefeituras. O Sescon elaborou uma pesquisa que resultou em cerca de 30 sugestões e solicitações entregues ao presidente da Jucesc, Saulo Sperotto, durante o encontro.
Sperotto acolheu de imediato algumas sugestões técnicas, mas destacou a dificuldade em sanar todos os problemas. ?Estamos iniciando um processo de entendimento comas prefeituras através da Federação Catarinense dos Municípios, para a criação de um modelo único. No entanto, isso não resultará em soluções imediatas?, disse.
Para Blumenau, o presidente da Jucesc deu duas boas noticias que auxiliarão nas atividades da instituição. Uma delas diz respeito ao horário de funcionamento do escritório de Blumenau, que passou a ser de oito horas. Outra novidade foi a renovação de um convênio com a Acib, que havia sido suspenso no final de 2010. A entidade voltará a arcar com os custos de dois funcionários e um estagiário que reforçarão a estrutura local da Jucesc, hoje composta por apenas duas pessoas.
As reivindicações foram apresentadas tanto pelos contadores quanto pela própria prefeitura de Blumenau, que também enfrenta dificuldades em relação aos sistemas da Jucesc.
Texto: Sescon Blumenau
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).