Semana de Saúde Bucal chega a Pedra de Amolar - Jornal Cruzeiro do Vale

Semana de Saúde Bucal chega a Pedra de Amolar

25/10/2011

Os cuidados com a higiene e limpeza dos dentes já estão na ponta da língua das crianças do bairro Pedra de Amolar, em Ilhota. Isto porque, na última semana, alunos da escola e CEI locais participaram da Semana de Saúde Bucal, promovida pela secretaria de saúde. O evento foi criado em função do dia do cirurgião-dentista, comemorado na terça-feira (25).

A programação atinge ainda creches, APAE e grupos de idosos do Baú Baixo e Centro. Na oportunidade uma equipe está ensinando técnicas de escovação, higiene e alimentação correta com palestras ilustrativas. De acordo com a secretária da pasta, Jocelene da Silveira, este público foi escolhido por  ter menos acesso à informação. "O último estudo nacional sobre as condições de saúde bucal da população brasileira, realizado em 2003, pelo Ministério da Saúde, concluiu que apenas 55% dos adolescentes (15 a 19 anos) têm todos os dentes na boca, quando a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o ano 2000 seria 80%".

O mesmo estudo apontou que apenas 54% dos adultos (35 a 44 anos) e 10% dos idosos (65 a 74 anos) têm 20 dentes ou mais na boca, enquanto um adulto com dentição normal tem 32 dentes. A meta da OMS para 2000 era de 75% e 50%, respectivamente. O estudo revelou ainda que 13% dos adolescentes, 2,8% dos adultos e 5,8% dos idosos nunca fizeram uma consulta odontológica. "Daí a importância de ações voltadas para essa população com o objetivo de divulgar noções de auto-cuidado (higiene bucal, auto-exame da boca para prevenir câncer, etc) e orientar sobre as formas de acesso aos serviços de saúde do SUS".

Texto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Ilhota.

Comentários

Samoel Bianeck
01/11/2011 09:10
SAÚDE A LULA! Você mostrou o quanto é forte. Sem querer faltar o respeito ao nosso ex-presidente sou obrigado a informar que, se ele há mais de 9 longos anos não tivesse sido eleito e continuasse um nordestino comum, fatalmente estava condenado a morte. Aliás, com câncer na garganta estaria morto se sequer saber de que morreu. Explico: Serei bastante óbvio em tentar mostrar um fato e não uma suposição. Lula irai a um posto de saúde e lá lhe diriam que o colocariam na fila para ser atendido por um otorrinolaringologista por ter se queixado de dor em sua garganta. Médico especialista demora, sem medo de errar mais de UM ANO E MAIO. E neste caso o destino de nosso Lula seria a cidade dos pés juntos. Parece simples, mas muito triste, quando sabemos que o nosso digníssimo presidente foi eleito e teve seus 8 ANOS para tirara a saúde de um caos que ele sabia porque usou como carro chefe em seus múltiplos e enganadores discursos. Aliás está garganta que muito foi usada para enganar o povo hoje está cobrando com juros o preço de sua mentiras. Ex-Presidente mesmo com todo aparato digno UM REI E REALÇADO POR LONGOS SORRISOS, a natureza está cobrando os 8 anos que o senhor teve para mudar a saúde (NÁO MUDOU) ? e segundo funcionários da própria saúde ficou muito terrivelmente pior. Com todo respeito, mesmo assim lhe desejo saúde, e se um dia o senhor voltar a governar este país ? lembre-se disso.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.