Os semáforos que foram instalados em um trecho da rodovia Jorge Lacerda, no Centro de Ilhota, estão próximos de começar a funcionar. Isto porque a trecho de dois quilômetros, do km12 ao km14, que corta o Centro da cidade foi municipalizado, ou seja, passou a ser de responsabilidade do município de Ilhota.
Segundo o prefeito Ademar Felisky a data para o funcionamento dos semáforos ainda não foi confirmada, mas com a municipalização ela deve chegar em breve. Ao total, foram instalados quatro sinaleiras, que têm como objetivo maior organizar o fluxo de veículos.
Os novos semáforos não terão sensores para multar os motoristas, e de acordo com o prefeito, assim que começarem a funcionar, os motoristas terão que se adaptar desde o início a respeitar o sinal vermelho, pois não haverá guardas de trânsito orientando eles com a mudança. ?Acreditamos que com essa mudança no trecho, o trânsito no nosso município passará a ser muito mais organizado?, destaca Ademar.
Pensando na prevenção desses acidentes e para oferecer mais segurança para os motoristas e pedestres, os quatro equipamentos começaram a ser instalados já em abril. As sinaleiras ficam em frente à rua Dr. Leoberto Leal, a rua da Prefeitura Municipal, e em frente à rua Ângelo Tres, antes da Prefeitura. Segundo o prefeito da cidade, a rua Dr. Leoberto Leal é a principal artéria de acesso ao interior do município, por isso é necessária a colocação de um semáforo no local. Dessa maneira, os motoristas poderão ingressar na via sem precisar ir para o acostamento.
Ideia aprovada
Em entrevista ao Cruzeiro do Vale, em abril, a comunidade de Ilhota se mostrou favorável à instalação dos semáforos. Os ilhotenses acreditam que assim que eles começarem a funcionar, os acidentes diminuirão significativamente.
Municipalização
O decreto 944 foi assinado pelo governador do Estado em 2 de maio de 2012 e autorizou a municipalização do trecho da SC-470, no Centro de Ilhota. A partir de agora, o trecho não está mais aos cuidados da Polícia Rodoviária Estadual e nem do Departamento Estadual de Infreaestrutura, Deinfra, e sim aos cuidados da Prefeitura Municipal.
A municipalização partiu da própria Prefeitura, e a partir de agora não é necessário a aprovação do Departamento Estadual de Infraestrutura, Deinfra, para que a sinalização comece a funcionar.
Edição 1387
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).