Santa Catarina chega à marca inédita de R$ 3 bilhões arrecadados neste início de 2021. Deste total, quase 97% equivalem à arrecadação própria do Estado. Os dados se referem ao período entre os dias 1º e 29 de janeiro.
José Antonio Farenzena, presidente do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de SC (Sindifisco), afirma que o desempenho tem relação direta com a atividade e presença fiscal, com os controles e engajamento pessoal do corpo técnico.
Ele reitera que, considerando o ano de 2020, houve o crescimento de 2,3% na arrecadação anual total e 2,6% na arrecadação anual do ICMS, enquanto na União o resultado foi negativo em 6,9% em 2020, o pior resultado da década.
Dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) dão conta de a economia paranaense encerrou o último ano com resultado negativo de 0,5%. Já os gaúchos registraram perda de 1,5% na arrecadação em 2020 na comparação com 2019.
Entre os setores que mais se destacaram no mês está o de material de construção, com acréscimo de 51,6%. Na sequência vêm os setores metalmecânico (36%), os supermercadistas (29,8%) e a indústria têxtil (27,8%). Destaque na arrecadação estadual, o setor de combustíveis registrou alta de 10,2% em janeiro (números relativos à arrecadação de 1º a 28 de janeiro, o que significa que ainda podem sofrer pequenas alterações).
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).