Santa Isabel realiza exames gratuitos para mulheres - Jornal Cruzeiro do Vale

Santa Isabel realiza exames gratuitos para mulheres

07/11/2011

Em novembro comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer. E o Hospital Santa Isabel (HSI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, também está fazendo parte desta luta, disponibilizando durante todo este mês Exames Preventivos gratuitos às colaboradoras.

Os Exames são realizados no próprio Hospital, durante o horário de trabalho, o que facilita o acesso aos cuidados necessários e às informações sobre o Câncer, já que são muitas as mulheres que deixam de procurar uma Unidade de Saúde para se precaver devido a falta de tempo. E a busca tardia por assistência pode fazer com que a doença seja descoberta em estágio avançado.

A iniciativa faz parte do projeto Saúde da Mulher, pensado para oferecer às mulheres que trabalham no HSI, e representam 74% do total de colaboradores do Hospital, orientações e acesso à prevenção dos cânceres de Colo de Útero e de Mama. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que ocorram mais de um milhão de novos casos de Câncer de Mama por ano em todo o mundo. A doença é mais comum entre as mulheres e a principal causa de morte por Câncer.

A prevenção e a detecção precoce são os meios disponíveis para tentar diminuir estatísticas como esta, assim como a informação. Para alertar sobre estes e outros fatos relacionados ao Câncer, profissionais do Hospital Santa Isabel e do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, realizam uma ação de orientação à comunidade no Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, nos terminais de ônibus Aterro, Fonte e Proeb, na Recepção e Unidades de Internação do HSI. Entre as informações que serão trocadas com a comunidade está a de que toda mulher com idade acima de 40 anos deve realizar todo ano o exame clínico da mama. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos tem de fazer mamografia a cada dois anos.

O intervalo entre as mamografias diminui para um ano caso uma mulher que tenha mais de 35 anos pertença ao grupo populacional de risco elevado. Ou seja, tenha uma mãe, uma irmã ou uma filha diagnosticada com Câncer de Mama antes de completar 50 anos de idade, ou com Câncer de Mama Bilateral ou de Ovário em qualquer idade. E também ter um parente do sexo masculino com Câncer de Mama. Já a população feminina mais vulnerável ao Câncer de Colo Uterino possui baixo nível sócio-econômico, multiplicidade de parceiros sexuais, início precoce da atividade sexual, infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano), é fumante, consome pouca vitamina A e C, e tem entre 25 a 64 anos.  Este alerta é para que a comunidade fique atenta aos riscos e adote os meios de prevenção do Câncer como rotina. E assim como parte dos Exames, acontecerá anualmente, para lembrar a população sobre a importância de cuidar da própria saúde.

Texto: Assessora de Comunicação Hospital Santa Isabel

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.