Há 15 anos o Hospital Santa Isabel, de Blumenau (SC), acrescentou aos diversos serviços de assistência em alta complexidade o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.
Hoje este serviço é uma referência para mais de 80 cidades de Santa Catarina. Cerca de 350 pacientes são atendidos mensalmente por uma equipe multidisciplinar de mais de 25 colaboradores. O aumento da demanda tornou necessária a ampliação do espaço físico.
A reforma está concluída e o novo espaço, pronto para atender a população. A inauguração será no dia 8 de dezembro, às 10 horas. A reformulação facilitará o atendimento, com muito mais conforto e humanização para os pacientes. Todo o investimento no aumento da infra-estrutura do Serviço de Hemodinâmica foi feito pelo próprio Hospital. À área física de 270 metros quadrados foram somados 111 metros quadrados. No espaço total de 381 metros quadrados foi construída uma nova Sala de Recuperação, com espaço para 15 leitos, e uma nova Sala de Procedimentos, que conta com um novo equipamento, com a mais moderna tecnologia para aquisição de imagens para realização de procedimentos através de Catéteres nas especialidades de Cardiologia, Neurologia e Cirurgia Endovascular.
"O equipamento escolhido, chamado Allura FD 100, da Philips, proporciona a aquisição de imagens através do uso de Raios-X, porém com um sistema digital chamado ?Flat Panel Detector?, o qual possibilita a visualização de pequenos detalhes da anatomia das artérias e veias, possibilitando mais precisão nos diagnósticos e tratamentos?, explica o médico coordenador do Serviço de Hemodinâmica, Adrian Paulo Morales Kormann. A aquisição deste segundo equipamento de raio-x hemodinâmico permite a inclusão de mais serviços nesta área, o de Cirurgia Endovascular e Eletrofisiologia Invasiva. "Com a inclusão destas duas novas especialidades temos um Serviço de Hemodinâmica na plena abrangência de suas possibilidades", comemora Adrian Kormann. Os já realizados são a Cardiologia Intervencionista e a Neurorradiologia.
Especialidades do Serviço de Hemodinâmica
Cardiologia Intervencinista
O cateterismo cardíaco consiste na punção ou dissecação de uma veia e\ou artéria periférica onde se introduz um tubo fino e flexível chamado de cateter. Este é guiado até o coração para que se possa analisar e\ou tratar problemas cardíacos. É possível avaliar a função do coração, a anatomia das artérias coronárias, a presença de placas de gordura (obstruções) nas artérias, alterações no funcionamento das válvulas cardíacas e a presença de doenças congênitas. O procedimento é realizado no laboratório de Hemodinâmica pelo médico Cardiologista Intervencionista. O cateterismo cardíaco é considerado um procedimento de baixo risco. O maior volume de atendimentos compreende o diagnóstico e tratamento das obstruções das artérias coronárias, o qual é realizado por intermédio de angioplastia com o implante de stents. Estas endopróteses são pequenas "molas" que permitem a abertura da obstrução e a normalização do fluxo sanguíneo. A equipe de Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Isabel é composta pelos médicos Adrian Kormann, Rafael Maestri e Frederico Ultramari.
Neurradiologia
É uma subespecialidade da Neurologia e Radiologia responsável pelo diagnóstico e tratamento de anormalidades vasculares no sistema nervoso central e periférico. Os procedimentos utilizam o equipamento para detalhar e tratar as alterações vasculares, todos realizados por cateteres, ou seja, uma abordagem menos invasiva quando comparada aos métodos cirúrgicos tradicionais. hoje é possível tratar inúmeras doenças como estenoses, malformações e aneurismas. é uma área da medicina que apresentou grandes avanços nos últimos anos, principalmente no que diz respeito ao tratamento dos aneurismas cerebrais com a utilçização de "micromolas". A Neurorradiologia do Hospital Santa Isabel é coordenada pelo médico Leandro Hass.
Cirurgia Endovascular
Como o próprio nome indica, é a intervenção por dentro dos vasos.É uma subespecialidade da Cirurgia Vascular, responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças nas artérias ou veias. Para acessar o local desejado, o especialista punciona ou dissceca artérias ou veias mais superficiais, geralmente na virilha ou no braço. Pelo acesso podem ser introduzidos cateteres,balões, stents ou outros dispositivos que alcançam o local a ser tratado sobre fios-guia. A principal vantagem da Cirurgia Endovascular é o menor trauma cirúrgico, dispensando as grandes incisões da cirurgia convencional. Desta forma, é possível dinmuir o tempo da cirurgia e de internação, acelerar a recuperação, reduzir os riscos e complicações inerentes ao ato cirúrgico; favorecendo um retorno mais rápido às atividades habituais. A equipe de Cirurgia Endovascular do Hospital Santa Isabel é composta pelos médicos Patrick Candemil, João Marcelo da Rocha Loures, Fabrício Zucco e Jorge Rocha Filho.
Eletrofisiologia Invasiva
É uma especialidade que diagnostica e trata as arritmias cardíacas por intermédio de cetéteres e equipamentos de ablação.
Texto: Assessora de Comunicação Hospital Santa Isabel
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).