Na madrugada deste domingo, 31 de janeiro, 11 pacientes com coronavírus internados em Manaus chegaram em Santa Catarina para dar continuidade ao tratamento. Os enfermos foram trazidos à Florianópolis pelo jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB). Em terras catarinenses, eles foram dividos entre os hospitais Nereu Ramos e o Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, ambos na Capital.
Dos pacientes, quatro são mulheres e sete são homens. Eles têm entre 33 e 55 anos. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, são todos casos clínicos, que neste primeiro momento não precisarão de tratamento intensivo.
Em virutde da grave crise enfrentada no estado amazonense, com o sistema de saúde colapsado e falta de insumos para o tratamento da Covid-19, Santa Catarina ofereceu auxílio para o tratamento dos doentes. O governador Carlos Moisés destaca a importância da solidariedades. “São brasileiros que precisam da nossa ajuda e que poderão contar com a solidariedade dos catarinenses na luta pela vida. Desejamos que todos se recuperem e possam, em breve, retornar curados para suas famílias e seus lares”.
André Motta Ribeiro, secretário da Saúde, afirma que com planejamento e ação foi possível mais que dobrar a oferta de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 no Estado. Por conta disso, a rede catarinense tem condições de receber os pacientes de Manaus sem deixar de atender aos catarinenses.
Ele reitera que todo o trabalho e esforço coletivo é o que permite, neste momento, estender a mão para apoiar quem está passando por sérias dificuldades causadas por esta grave crise sanitária. "Santa Catarina está ajudando a salvar a vida de outros brasileiros com a solidariedade, que é marca do nosso povo, e porque vem combatendo a pandemia com muito trabalho e responsabilidade”, conclui Ribeiro.
Para receber os pacientes que vieram de Manaus, a Secretaria da Saúde de Santa Catarina elaborou um protocolo seguro para os profissionais envolvidos no atendimento. As medidas que incluem testagem regular visam reforçar a biossegurança de Santa Catarina durante esse apoio.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).