As mamães e os papais catarinenses mostraram que são pessoas conscientes da importância de vacinar seus filhos contra a paralisia infantil. São apenas algumas gotinhas que deixam a criança livre de riscos de contrair esta doença que pode ser até mesmo fatal.
Santa Catarina é o estado brasileiro com o melhor desempenho na campanha contra a poliomielite, e Gaspar fez parte deste destaque. O município ultrapassou a meta que havia estabelecido para a vacinação, deixando 4034 crianças com menos de cinco anos imunes a esta doença.
A campanha ocorreu entre 7 e 25 de junho, em nível nacional, com o objetivo de vacinar 17 milhões de crianças em todo o território nacional. Santa Catarina fez sua parte, e Gaspar também. ?Este número é importante porque mostra que os pais têm a responsabilidade de garantir que seus filhos estejam imunes da paralisia infantil?, comentou o secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior. De acordo com ele, uma equipe da Saúde de Gaspar foi até residências mais isoladas para levar as gotinhas para que todas as crianças pudessem ser imunizadas.
A ação de combate à doença já existe há 26 anos no Brasil, sendo que o último caso foi registrado no ano de 1989, no município de Souza, na Paraíba. ?A pólio foi erradicada do Brasil, então temos que fazer o possível para garantir que esta situação seja mantida?, acrescentou Júnior.
A vacinação é a medida mais importante, pois seu diagnóstico é difícil, uma vez que os sintomas da infecção não são aparentes. A paralisia é uma doença viral aguda transmitida principalmente por contato direto, através das vias oral-oral, fecal-oral e por gotículas de muco ao falar, tossir ou espirrar. Ela pode levar crianças e adultos à morte caso a doença seja severa.
Segunda Etapa
A prevenção desta doença começa logo no início da vida. Os bebês tomam as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo já tendo tomado todas estas doses, o Ministério da Saúde recomenda que as crianças menores de 5 anos sejam sejam vacinadas novamente. Todos os anos o Ministério da Saúde promove duas etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. A segunda deste ano está marcada para o dia 14 de agosto.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).