Oito moradores do Vale do Itajaí se preparam para uma aventura com nome e sobrenome. O grupo batizado Keep on Trekking está organizando a expedição KOT6000+ que reunirá homens e mulheres, parentes, amigos e aventureiros dispostos a encarar o desafio da caminhada em grandes altitudes. A meta para a primeira expedição que é a de chegar ao cume do Huyana Potosí, na Bolívia, com 6.088m de altitude, faz parte do treinamento e adaptação ao ar rarefeito para uma segunda etapa, prevista para 2013: atingir o cume do Aconcágua, na Argentina, cuja altura é de 6.962m acima do nível do mar.
Sobre o grande projeto, um dos idealizadores, o publicitário Juliano P. Sant?Ana esclarece: ?Independentemente de onde conseguiremos chegar, todo o estudo, estratégia, planejamento, preparação técnica e física, trabalho em equipe, respeito ao meio ambiente já valem muito a pena. São valores que nos enriquecerão ainda mais como pessoas. Temos certeza de que voltaremos diferentes, com valores ainda maiores pelas pessoas, pelo ambiente em que vivemos?.
Para subir ao Huyana Potosí, a equipe tem se preparado em montanhas de Santa Catarina e Paraná. ?A preparação para um projeto como este ocorre em várias etapas e tem um tempo de duração extenso, dependendo da condição física de cada participante. Por sermos cidadãos comuns, distante dos grandes atletas, sem adaptação em montanhas com grandes altitudes até o momento, o planejamento está sendo minucioso e com muito cuidado?, reforça Sant?Ana.
O primeiro passo foi a reeducação alimentar seguida de exames regulares para avaliação de saúde, bem como o desenvolvimento da preparação física. Reforço muscular, academia, treinamento funcional, corridas, provas de trekking, trilhas, também são realizadas com uma evolução nos níveis de dificuldade. Adaptação com equipamentos, cursos, estudos, experiências diretas com situações vividas nestes ambientes também se fazem necessários.
?O projeto é ousado e então, não devemos chegar como turistas, mas sim, futuros montanhistas, cada um com seus projetos pessoais, suas metas, seus cumes, levando a bandeira KOT, de nossos apoiadores e de nossa cidade ao topo das montanhas?.
O surgimento do projeto
KOT é uma sigla que surgiu da expressão Keep on Trekking (Mantenha a caminhada). Surgiu durante trilhas, onde o grupo foi crescendo, criando novos adeptos e seguidores. Hoje, além de trilhas o grupo procura realizar desafios ainda maiores, montanhas ainda mais altas.
E é desta forma que nasceu o projeto KOT6000+. Um projeto ousado e diferenciado, pois é criado por pessoas comuns, trabalhadores, pais de família, cidadãos do dia a dia com suas tarefas e compromissos, meros mortais. Os integrantes não são atletas profissionais ou montanhistas dos mais experientes. Mas estão buscando conhecimento, aprendendo no dia a dia e tem em comum hoje, a paixão por este esporte e principalmente, pelas montanhas.
?Estar na montanha é diferente de tudo. Entrar numa trilha, esquecer os ruídos, stress e poluição da vida urbana nos trás uma sensação de bem-estar, de bem com a vida, de reflexão e reforça valores pessoais e ambientais. Chegar ao topo é nosso prêmio. Poder ver o mundo de um raro ponto de vista é um momento indescritível, realmente uma conquista.
?Os objetivos estão traçados para o período de 1,5 ano. Huyana Potosi, na Bolívia com 6.088m de altitude, e o Cerro Aconcágua com 6.962m, na Argentina, são as montanhas a serem conquistadas. Para os dois desafios, o grupo ainda busca patrocínios. A verba contribuirá para viabilizar os deslocamentos e o custo de guia e estadia nos países de cada montanha.
Texto: Oficina das Palavras | Assessoria de Imprensa
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).