No sábado, 12/03, representantes do poder municipal, estadual e federal visitaram os pontos da cidade mais atingidos com o objetivo de realizar vistorias e buscar recursos para a reconstrução do município. Participaram o secretário da Defesa Civil SC, Geraldo Althoff; o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller; o secretário Regional, César Botelho; os deputados Estaduais, Paulo França e Gilmar Knaesel; o prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti; a vice-prefeita, Gladys Sievert, o deputado Federal João Pizzolatti, o coordenador da Defesa Civil do Município, Ademar Marquardt, além da imprensa local.
Conforme dados enviados pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC), até dábado, 12/03, 80% do município foi atingido pela forte chuva que não parou de cair na cidade. Autoridades municipais estão em busca de recursos para a reconstrução da cidade.
As últimas informações obtidas junto à COMDEC são de 390 desalojados, 36 desabrigados e 8100 afetados, em Pomerode.
Quatro famílias foram orientadas pela Defesa Civil a sair de suas residências, pois as propriedades apresentam condições de risco para moradia. Uma família em Testo Central, duas em Testo Rega e outra em Testo Alto.
Alimentos
Pomerode recebeu por volta das 2h da manhã, do Departamento Estadual de Defesa Civil em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, 600 colchões, kits de higiene pessoal, kits de limpeza, cestas básicas e água potável. Conforme pedido, mais materiais e água devem ser recebidos. O material está localizado no Centro Municipal de Eventos e está sendo distribuído por meio da Secretaria da Cidadania e Desenvolvimento Social (SECID).
Os que necessitarem, podem se dirigir ao local. Quem não tiver condições deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. A população precisa ter paciência, pois há grande demanda de ligações, porém, uma equipe foi montada para realizar especificamente o atendimento.
As pessoas com condições podem fazer doações à Fundação Promotora de Eventos Esporte e Lazer (Funpeel), localizada no Centro Municipal, se dirigindo ao local. Os produtos mais urgentes são os de limpeza, roupas, colchão, alimentos não perecíveis, água e travesseiros.
Acessos
Até o início da tarde, os acessos de Pomerode a Jaraguá do Sul por meio do Alto da Serra e Morro Strassmann estão interditados. No sentido a Blumenau o acesso está normalizado.
Houve quedas de barreiras na Rua Testo Alto, Morro Tretim, Ribeirão Gustmann, Alberto Rahn e sentido a Jaraguá do Sul / SC 416.
Estimativas para reconstrução
A estimativa da Prefeitura Municipal é da recuperação de pelo menos 14 pontes, 21 pontilhões, 270 metros de enrocamento e 122 Km de estradas. O relatório de Avaliação de Danos (AVADAN) está sendo elaborado para a busca de recursos junto aos governos estadual e federal.
Previsão
Em Santa Catarina o tempo segue instável até segunda-feira (14/03), com mais nuvens e chuva pela manhã e à noite, no Litoral e áreas próximas. A temperatura continua amena. Vento de noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Escolas são atingidas em virtude da chuva
Tendo em vista as enchentes que atingiram sete escolas e centros de educação infantil, a Prefeitura Municipal de Pomerode, por meio da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (SED) informa à população que nesta segunda-feira (14/03), as escolas municipais EEBM Vidal Ferreira (Pomerode Fundos) e EEBM Prof. Curt Brandes (Centro) não terão aula. Os CEIM Rosa Borck (Testo Rega e Centro) e Waltrut Siewert (Testo Central) atenderão em regime de plantão. Os funcionários e professores destas escolas e creches terão expediente normal e ajudarão na organização dos documentos atingidos pela água, na recuperação do pátio e das cercas e na desinfecção dos banheiros, materiais e brinquedos utilizados pelas crianças nas escolas e nas creches. As demais escolas terão aula normal.
fonte PMP
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).