O ditado popular ?Quem tem boca vai a Roma? precisa ser colocado em prática por todas as pessoas que procuram um endereço desconhecido no bairro Vila Nova, na cidade de Ilhota. A falta de placas indicando o nome das ruas prejudica a identificação das residências e até mesmo dos pontos comerciais, que só podem ser localizados pedindo informações.
Raniery Paes de Farias trabalha em uma loja de roupas da rua José Domingos Filho, uma das principais vias do bairro, e revela que quase diariamente precisa oferecer orientações para pessoas perdidas. ?Muitas pessoas não identificam os endereços e param aqui para pedir orientações. São geralmente entregadores de loja de móveis, que são de fora da cidade e não conhecem nada por aqui?, relata o comerciante.
A rua onde fica a loja de Raniery só tem uma placa indicando o nome porque a dona de um bar que fica na esquina da José Domingos Filho com a rua Joleto Valgas decidiu fazer a placa e instalar no local. ?Muitas pessoas vinham aqui perguntar o nome da rua e então achamos por bem instalar a placa. Isso já faz seis anos e desde então é a única placa indicando o nome da nossa rua?, conta Mari de Fátima Costa.
Para aproveitar o investimento feito na produção da placa, Mari não colocou apenas o nome da rua, mas também o nome do seu bar. ?Assim faço a propaganda do meu negócio?, brinca a moradora da cidade.
Para Gilmar Varela, morador recém chegado no bairro Vila Nova, a falta de placas é uma novidade. ?Morava em Brusque e lá sempre tinham placas indicando o nome das ruas. Acho que aqui também deveria ter, pois é ruim para todos não saber o nome das ruas?, afirma o morador da rua Arnoldo Lessa.
Outros bairros
O problema do bairro Vila Nova se repete em outros bairros da cidade como o Missões e na Ilhotinha, onde também faltam placas indicando o nome das vias. Apenas na área central da cidade e nas transversais que cortam a rodovia Jorge Lacerda é que é possível observar placas com os nomes das ruas. Edição 1261
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).