A Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Habitação de Nova Trento e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estão realizando todas as ações necessárias para implantar o Programa Família Acolhedora no município de Nova Trento. Uma das primeiras ações do CMDCA foi conhecer o programa na cidade de São Bento do Sul, que é referência para diversos municípios do Estado. Desta forma, o CMDCA de Nova Trento constatou a necessidade de um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes que vivenciam situações de abandono, violência e negligência por aqueles que deveriam os proteger.
Neste momento, o projeto de lei do Programa Família Acolhedora está em fase de análise no departamento jurídico do município, que trata da implantação. O objetivo é que o Programa seja inserido como uma política pública ofertada pelo município, de forma permanente, e com profissionais capacitados para fazerem a preparação e o acompanhamento das famílias. Os pré-requisitos para se tornar uma Família Acolhedora são: ter mais de 21 anos, residir em Nova Trento, não responder processo criminal, um dos responsáveis com vínculo trabalhista, não ter envolvimento com drogas, não ter interesse em adoção, ter disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e cuidado às crianças e aos adolescentes.
Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Habitação, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, ou entrar em contato através dos telefones (48) 3267-3219 ou 3267-3226.
Sobre o Programa
O Programa Família Acolhedora é formado por famílias ou pessoas da comunidade cadastradas e acompanhadas, que acolhem voluntariamente em suas casas crianças e/ou adolescentes retirados da família pelo Conselho Tutelar e pelo Poder Judiciário, oferecendo-lhes amor, cuidado, proteção integral, convivência familiar e comunitária, até que seja possível a reintegração familiar ou a adoção.
Texto: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Nova Trento
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).