Uma solenidade na manhã desta quarta-feira (11) marcou a entrega das 10 primeiras câmeras de vigilância eletrônica e urbana para a cidade de Timbó, no Médio Vale do Itajaí. Os equipamentos integram o Programa Bem-Te-Vi de Segurança por Videomonitoramento, da Secretaria de Segurança Pública, que pretende até o fim do ano investir cerca de R$ 9 milhões em reestruturação de Centrais e aquisição de câmeras para 54 municípios catarinenses.
A Central de Videomonitoramento, situada na sede da 2ª Cia da Polícia Militar, em Timbó, tem capacidade para operar até 20 câmeras. Durante discurso o Secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, ressaltou a importância das câmeras para prevenção da criminalidade. ?Estatísticas mostram uma redução significativa, da ordem de até 70% nas ações criminosas nas áreas onde as câmeras estão implantadas?, disse.
O Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila, também presente no evento, vê as câmeras como um grande avanço tecnológico também para a Polícia Judiciária, pois as imagens captadas, tanto em tempo real, como as que ficam armazenadas no sistema, podem ser acessadas por Policiais Civis. ?As imagens das câmeras auxiliam na identificação de suspeitos e na elucidação de crimes?, explicou D? Ávila.
Somente em Timbó, foram investidos na reforma da Central e na aquisição dos equipamentos, R$185.188,00. A quantia veio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Fundo da Secretaria de Segurança Pública.
Na tarde de hoje, quarta-feira (11), mais duas cidades do Médio Vale do Itajaí irão receber os equipamentos de vídeo: Indaial, com solenidade prevista para às 14h e Apiúna, em que a entrega acontecerá às 16h. As solenidades acontecerão nas sedes da Polícia Militar dos municípios.
Texto: Krislei Oechsler | Assessoria Imprensa
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).