Durante a semana, o Procon de Santa Catarina realizou uma pesquisa comparativa de preços em 24 diferentes tipos de tarifas em seis instituições bancárias que atuam no Estado (Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal, Banco Safra, Banco do Brasil, Santander e Bradesco). O objetivo do órgão é proporcionar mais clareza ao consumidor quanto ao valor cobrado nas variadas transações de cada banco.
Diretor do Procon/SC, Tiago Silva alerta para diferenças encontradas de 215% na tarifa para utilização de canais de atendimento para retirada em espécie. “A contratação dos pacotes de serviços oferecidos pelos bancos, dependendo da movimentação na conta, pode ou não ser vantajoso para o consumidor. Mas ele deve estar atento porque os valores podem variar de acordo com a necessidade de cada um”.
A tabela de tarifas coletadas pelo órgão obedeceu ao padrão previsto na Resolução 3.919 de 25 de novembro de 2010 e Resolução 4.021 de 29 de setembro de 2011, editadas pelo Banco Central do Brasil. Dentre as normas previstas, está a padronização da nomenclatura das tarifas que devem ser seguidas por todas as instituições financeiras, facilitando a comparação dos valores cobrados entre as instituições.
Antes de optar por um dos pacotes de serviços oferecidos pelo banco, é interessante verificar se os serviços “essenciais” conforme a quantidade de cada evento, são suficientes para sua movimentação. Se sim, não há necessidade da contratação e a conta corrente pode ter custo zero no final do mês.
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