Se a população não pode vir até a prefeitura, a prefeitura vai até a população. Esta é a principal ideia do novo projeto do governo municipal de Ilhota. Já realizado em cidades vizinhas como Itajaí e Blumenau, o "Prefeitura nos Bairros" tem como objetivo levar serviços de saúde, educação, atividades de lazer e oportunidades de emprego a comunidade. A primeira edição contemplará os moradores do bairro Minas e será realizada neste sábado (24), das 13h às 17h, na Escola Municipal José Elias de Oliveira.
Segundo o prefeito Ademar Felisky, será um dia de inteira doação a comunidade, aproximando-os dos serviços oferecidos pelo governo. "Nosso objetivo é que as pessoas conheçam seus direitos e saibam como reivindicá-los. Além disso, desta forma, suprimos a necessidade dos que não conseguem se deslocar até o Centro para fazer uma consulta com um dentista, por exemplo".
O governante ressalta que o primeiro bairro escolhido foi o Minas devido ao lançamento da pedra fundamental da Unidade Básica de Saúde, que acontecerá às 17h, e a inauguração da quadra de esportes do educandário, no mesmo horário. "Vamos aproveitar para entregar uma obra a comunidade, além de já lançar outra", explica.
Haverá serviços gratuitos em todas as áreas. Na profissional, a equipe da secretaria de Indústria e Comércio, juntamente com a de Administração e Finanças, farão um cadastro de desempregados, elaborarão currículos, darão orientações sobre IPTU e desmembramentos; carteiras de identidade e de trabalho; alistamento militar; e orientação jurídica. "Como as pessoas geralmente têm dúvidas a respeito destes assuntos, vamos estar com balcões de atendimentos para saná-las na própria comunidade, sem eles precisarem se deslocar até o Centro", explica o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Vilmar Batista.
Enquanto o pai é atendido neste espaço, a mãe pode assistir a uma palestra sobre a merenda do seu filho, que acontecerá às 14h30. Enquanto isto, os filhos podem fazer um workshop de informática em um dos três horários disponíveis: 14h30, 15h30 e 16h30. A secretaria de educação também colocará à disposição para apreciação os trabalhos da Feira Municipal de Matemática.
Os serviços de saúde serão os que terão uma maior oferta. Uma palestra sobre saúde em geral, evidenciando o hipertenso e diabético ocorrerá às 15h30, finalizando com atividade física e um café diet. De acordo com a secretária Jocelene da Silveira, também será realizado o cadastramento das mulheres que precisam fazer o preventivo; distribuição de preservativos masculinos; teste de acuidade visual (crianças e adultos); avaliação odontológica; orientações sobre saúde mental; realização de exame de tipagem sanguínea. "Além disto, a secretaria distribuirá chá gratuitamente a população", assegura.
Na assistência social, a secretária Rosi Voltolini conta que será oferecido manicure de graça. "Aproveitaremos a oportunidade também para o recadastramento do Cadastro Único, pesagem do programa SISVAM, beneficiárias do Bolsa Família, e distribuiremos a cartilha do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA)".
Por fim, além de todos os serviços, a prefeitura também oferecerá lazer as crianças e adolescentes. "Teremos a apresentação de bandas locais e regionais", enaltece o assessor da juventude, Dialison Cleber Vitti. Rui Max, superintendente da Fundação Cultural, acrescenta que haverá ainda contação de histórias, cama elástica, piscina de bolinha e exposição de artesanato. No domingo (25), o departamento de esportes realizará diversas partidas entre times da cidade na recém, então, inaugurada, quadra de esportes da Escola José Elias de Oliveira.
Texto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Ilhota.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).