A travessia em frente ao Hospital de Azambuja está mais segura. Nesta semana, a Secretaria de Obras e o Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade finalizaram a instalação de quatro novas faixas elevadas que darão mais segurança aos fieis que frequentam o Santuário de Azambuja e aos visitantes do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim. O trabalho foi executado com recursos próprios, utilizando o material produzido pela Usina de Asfalto e a mão de obra da Prefeitura, resultando numa economia de aproximadamente 75% para os cofres públicos.
A alta velocidade com que os carros passavam gerava insegurança para a comunidade e com os novos equipamentos instalados nesta semana, Brusque passa a contar com 13 faixas elevadas espalhadas por diversos bairros da cidade. As obras ainda receberão a pintura e sinalização adequada por meio de placas que deverão ser instaladas pelo IBPLAM nos próximos dias.
O diretor de Trânsito, Paulo Sestrem, explica que a ação está de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e vem sendo executada por meio de estudos técnicos. ?Antes de implantarmos uma faixa elevada, levamos em consideração o número de acidentes da via, se há excesso de velocidade e necessidade de um equipamento de segurança para a travessia de pedestres?, destaca.
Equipamento
As faixas elevadas para pedestres ficam na mesma altura da calçada, podendo ser vista pelos pedestres e motoristas com facilidade. Sua presença nas estradas faz com que os veículos reduzam sua velocidade, dando preferência à travessia. A eficácia dos equipamentos já foi verificada em outros municípios que também utilizam o recurso, como Curitiba, Joinville, dentre outros.
Texto: Eduardo Pereira/SECOM
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).