Mais 200 vagas para a Educação Infantil. Esse é o resultado da solenidade de inauguração que aconteceu na tarde do dia 16 de junho, em Indaial. Na oportunidade foram inauguradas mais duas Unidades de Educação Infantil, uma no bairro Encano do Norte e outra no Encano Baixo. Segundo informações da Secretaria de Educação com a implantação destas duas novas unidades somam-se mais de duas mil vagas abertas para a Educação Infantil em menos de quatro anos. A Administração Municipal através da Secretaria de Educação sabe que um dos maiores desafios é o de proporcionar um aumento do número de vagas para atendimento à demanda na Educação Infantil e ao mesmo tempo, transformar os espaços educacionais existentes em ambientes mais agradáveis, acolhedores e propícios às práticas educacionais e de desenvolvimento dos alunos.
As novas unidades foram entregues e visam atender á mais uma parcela da comunidade indaialense. Com estás duas novas Unidades, a Administração Municipal, entre os anos de 2009 e 2012, entregou 10 Unidades de Educação Infantil. Isso significa que nestes quatro foram matriculadas mil crianças nas Unidades de Educação Infantil, se considerar em número de novas vagas, aproximadamente duas mil foram abertas.
Na Educação Infantil, já foram realizadas significativas ações e investimentos em infraestrutura, como: construção da Unidade de Educação Infantil (UEI) Warnow ? Alfredo Stanke; implantação da UEI bairro dos Estados ? Teresa Luísa Lucini Tridapalli, com o aluguel de uma casa criteriosamente escolhida; reforma total e ampliação da UEI Arapongas, que se encontrava interditada; construção da UEI João Paulo II ? José Lino Kuhnen já contemplada com a aquisição de mais um terreno para ampliação de seu espaço externo; parceria com a Uniasselvi, que resultou na construção da UEI São Judas Tadeu; parceria com a empresa Taschibra, que resultou na implantação da UEI Encano do Norte ? Elsa Schreiber; parceria com a comunidade Luterana São Paulo, que resultou nas novas instalações da UEI Gato de Botas; ampliações e reformas nas UEIs: Ermínio Lanznaster; Carijós; Espaço de Crescer; Brilho do Sol; Polaquia e está sendo finalizada a reforma na UEI Vô Alfredo, no bairro Estradinha.
Fruto de muitos estudos, apoio e empenho da equipe foi finalizada e entregue no mês de abril, a UEI bairro Tapajós ? Professora Áurea Bonatti Merini. Com uma construção de 547 metros quadrados, que teve o investimento de mais de R$ 1.500.000,00 que comporta nove salas de aula, com banheiro próprio para a faixa etária, sala para direção, sala para professores, sala para biblioteca e vídeo, cozinha com despensa, refeitório e galpão coberto. O terreno com 3.959,37 metros quadrados é contemplado com diferentes espaços como deck de madeira, grama natural e sintética, areia, brita e pedra de rio, planejados para a realização de varias atividades educativas.
Mas os investimentos em Educação Infantil não param. Agora o município conta com uma Unidade de Educação Infantil, para atender as famílias do bairro Encano do Norte. A nova Unidade está localizada em um imóvel alugado pela Secretaria da Educação na rua Maringá, número 443, já está em funcionamento e está atendendo crianças de um a cinco anos. De acordo com a Secretaria de Educação, o local foi escolhido devido à ampla extensão territorial do bairro e por margear a BR 470, evitando assim acidentes de trânsito.
Já a Unidade de Educação Infantil, no bairro Encano Baixo está funcionando na rua Tecla Maria Alfarth, nº 124, no Loteamento Real. O imóvel, alugado pela Secretaria de Educação, foi todo reformado e adaptado pela empresa IPEL, para adequar-se ás atividades da Educação Infantil. Além da locação, a Prefeitura foi responsável pela aquisição do mobiliário, manutenção e profissionais da nova Unidade de Educação Infantil. A Unidade recebeu o nome de Unidade de Educação Infantil Bairro Encano Baixo ? Martha Elisabeth Mantau em homenagem a mãe do sócio proprietário da Indaial Papel Embalagens Ltda. De acordo com o protocolo, Martha nasceu na Saxônia, ao leste da Alemanha, em 14 de janeiro, de 1914. Veio para o Brasil com sua família durante a 1ª Guerra Mundial, em busca de novas oportunidades. Trabalhou na roça e depois como costureira na Cia. Hering, onde conheceu Arthur Mantau, também de descendência alemã, com quem se casou e teve seu único filho: Milton Mantau.
O casal iniciou negócios em Londrina, no Paraná, com a inauguração de sua Churrascaria Londrina, em 1949. Em 1964 retornaram a Blumenau, onde adquiriram terrenos para construção de prédios para obtenção de rendimentos com alugueis. Em 1977, dona Martha Elisabeth Mantau fica viúva e em 1981, acredita no sonho de seu filho Milton e de Júlio Dobuchak, investindo todas as suas economias para que a Ipel, se tornasse realidade. Ou seja: sem Martha Elisabeth Mantau, o projeto não teria saído do papel. Ela faleceu em 1984 e deixa como legado a família Ipel, de visão pioneira, empreendedora.
Durante a solenidade da Unidade de Educação Infantil Encano Baixo, o filho de Martha Elisabeth Mantau, Milton Mantau falou sobre sua mãe é frisou que á mesma é pioneira porque acredita e empreendedora porque desenvolve em toda a família Ipel a predisposição para a expansão da empresa, de seus colaboradores e beneficiários, com consciência ambiental e social. ?Prova disso, é a concretização de mais este sonho, que numa parceria da Ipel com a Prefeitura de Indaial, está comunidade recebe a Unidade de Educação Infantil?, frisou o empresário.
As duas solenidades de inauguração contou com a presença de autoridades políticas, servidores públicos e comunidade local, além dos integrantes do Coral da Escola Básica Mulde Baixa, sob a coordenação da professora Joanilda e demais alunos dos educandários locais.
Texto: Prefeitura Municipal de Indaial
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).