Poucas empresas implantam um planejamento estratégico - Jornal Cruzeiro do Vale

Poucas empresas implantam um planejamento estratégico

11/04/2012

img42701MD.jpgMesmo sendo uma das ferramentas mais importantes no caminho do sucesso de uma empresa, ainda são poucas as que desenvolvem um planejamento estratégico. Estima-se que apenas 10% das empresas brasileiras elaborem tal documento. Este já é um número baixo, mas, mais alarmante ainda é que apenas 1% deste total coloca em prática o planejamento. Para falar sobre a importância dele, elaboração e implementação, esteve, na noite de terça-feira, na Fundação Fritz Müller, o professor da Fundação Dom Cabral (FDC), de Minas Gerais, Uberaldo Fernandes. A FDC é considerada a quinta melhor escola de negócios do mundo.
 
De acordo com o professor, um bom planejamento deve  contemplar metas a serem cumpridas em curto prazo, no máximo um ano, e objetivos em médio e longo prazo. Além disso, o planejamento deve representar valor para o cliente. ?A sua empresa tem que dar resultado para o cliente?, explica.
 
Os gestores devem também estabelecer uma causa, algo pelo que lutar, que seja um desafio tanto para os líderes quanto para os colaboradores. ?Tem empresas  que querem dobrar o faturamento em determinado período, outras querem ser reconhecidas como a melhor do seu segmento. Enfim, cada um tem que estabelecer um desejo que seja desafiador?, diz.
 
Um bom modelo de gestão deve ser adotado e todos os colaboradores devem saber como funciona e o que se espera dele dentro da cadeia. Somente assim, ele poderá corresponder às expectativas.
 
E, por último, se deve valorizar as pessoas. ?Equipes que atingem as metas devem ser valorizadas. Pode ser com remuneração variável ou com outros benefícios. Mas devem ser premiadas pelo seu mérito. Enquanto quem não atingiu deve receber ajuda e um prazo. Se as duas equipes forem tratadas da mesma forma, a que atinge as metas vai se sentir desvalorizada.?
 
Para tudo isso, deve ser prevista uma forma de avaliação para mensurar os resultados da empresa e da equipe. Desta forma, é possível corrigir a rota se algo não estiver dando certo. De acordo com Fernandes, a postura do dirigente principal é decisiva para a prática do pensamento estratégico nas organizações.
 
A Fundação Fritz Müller é a associada da Fundação Dom Cabral em Santa Catarina representando todos os programas de desenvolvimento de executivos.
 
Texto: Nádia Fontes | New Age Comunicação

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.