Postos de Saúde recebem profissionais da Univali - Jornal Cruzeiro do Vale

Postos de Saúde recebem profissionais da Univali

13/07/2010

 

fotopg10abreMD.jpgUma parceria entre a Secretaria de Saúde de Ilhota com a Universidade do Vale do Itajaí, Univali, vai reforçar os cuidados com a saúde da população ilhotense.


Juntas, as instituições promovem, até esta sexta-feira, 16, o programa Pró-Saúde. Cerca de 50 pessoas, entre acadêmicos e professores do curso de medicina, palestrarão nas unidades de saúde do Centro, Baú Central, Braço do Baú e Pedra de Amolar. Na programação constam ainda cursos de culinária e capacitações.
Patrícia Gubler, coordenadora do programa Saúde da Família, conta que a ideia surgiu em uma das reuniões do colegiado da Univali, das quais membros da Secretaria de Saúde costumam participar. ?Este trabalho já existe em Itajaí, então sugerimos que fizessem em outras cidades e indicamos Ilhota?, explica. Os encontros para decidir de que forma o programa funcionaria aconteceram há cerca de dois meses. Visitas foram feitas às unidades de saúde pelo coordenador do projeto e assim foram elencadas as necessidades de cada comunidade.


Durante o período em que o projeto acontece, o atendimento nos postos será restrito a emergências. De acordo com a secretária da Saúde, Jocelene da Silveira, a ambulância continuará trabalhando normalmente e as unidades estarão abertas para a população no mesmo horário. ?Queremos aproveitar esta oportunidade para capacitar todos os nossos servidores da área. Por este motivo, tomamos esta decisão?, justifica a secretária.


Temas


O projeto está dividido em temas voltados a Saúde da Mulher, da Criança, do Idoso e Mental. Segundo Patrícia, serão abordados assuntos como saúde bucal e sexualidade. Na segunda-feira à tarde, um médico realizará atendimentos de emergência, juntamente com os alunos que farão a avaliação de equipe, discutindo assim deficiências e pontos positivos do atendimento.


Jocelene acredita ser de grande importância que o sistema de atendimento ilhotense seja analisado por professores gabaritados como os da Univali e afirma que, desta forma, a Secretaria poderá aprimorar ainda mais as técnicas já utilizadas.


Saúde da Mulher


Nesta etapa, a partir das 9h, haverá atendimento ginecológico com nove pacientes, que poderão fazer o exame citopatológico de câncer de colo do útero. Para as 9h foi programado um grupo de gestantes. Haverá atendimento ginecológico também à tarde, para dez pacientes, das 13h30 às 17h. Mulheres com mais de 40 anos formarão um grupo de climatério a partir das 14h. O programa da saúde da mulher estará terça-feira no Baú Central, quarta-feira no Braço do Baú, quinta-feira na Pedra de Amolar e sexta-feira no Centro.


Saúde Mental

Na programação que envolve saúde mental, haverá um momento de educação permanente com a equipe dos postos no início da manhã, seguido de visitas domiliciares para pacientes que tenham transtornos severos como Alzheimer, Esquizofrenia e outras demências. As visitas se iniciam às 10h e vão até às 12h, e à tarde das 13h30 até às 17h. As visitas foram marcadas com antecedência e são três pela manhã e três à tarde. Também neste dia, está marcado para às 14h um grupo com pacientes que sofram com ansiedade e depressão. Esta etapa estará terça-feira no Braço do Baú, quarta-feira na Pedra de Amolar, quinta-feira no Centro e sexta-feira no Baú Central.


Saúde da Criança

Na questão da Saúde da Criança, haverá, das 9h às 12h, atendimento clínico para 12 pacientes que passarão pela rotina de puericultura, com crianças com baixo peso e sobrepeso. Uma reunião com adolescentes de 11 a 16 anos para formar um grupo sobre sexualidade e drogas a partir das 9h, mesmo horário em que crianças de 6 a 10 anos estarão aprendendo sobre saúde bucal e cuidados sobre escabiose. A mesma programação está marcada para a tarde, sendo que o atendimento clínico acontece das 13h30 às 17h, e o grupo de sexualidade e drogas e o de saúde bucal a partir das 14h. a Saúde da Criança será abordada na unidade de saúde do Centro na terça-feira, na do Baú Central na quarta-feira, na unidade do Braço do Baú na quinta-feira e na Pedra de Amolar na sexta-feira.


Saúde do Idoso

O atendimento clínico estará disponível também para pacientes idosos. Haverá renovação de carteirinha para aqueles que precisam de uma reavaliação das 9h às 12h e visitas domiciliares para quatro pacientes acamados no mesmo horário. Também às 9h, na própria unidade, acontece um teatro para sensibilizar os pacientes. O atendimento clínico acontece também das 13h30 às 17h. Uma oficina de culinária estará disponível às 14h30 e haverá visitas domiciliares para mais quatro pacientes acamados das 13h30 às 17h. Este programa estará no posto de saúde da localidade Pedra de Amolar na terça-feira e no do Centro na quarta-feira. Na quinta-feira, estará na unidade do Baú Central e sexta-feira no Braço do Baú.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.