O 1º Grupo de Policiamento com Cães (GPC) do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Blumenau está auxiliando os policiais do 14º BPM em Jaraguá do Sul no treinamento com cães para o trabalho de rádio patrulha e na criação do canil.
Os soldados Marco Aurélio Thompson e Emerson Osvaldino Domingos estão prestando apoio em relação aos ensinamentos de adestramento de cães aos policiais de lá. Com dois cães machos da raça Pastor Belga de Malinois o canil de Jaraguá do Sul busca o treinamento de obediência básica, faro de entorpecentes e patrulhamento K9. Os treinos ocorrem duas vezes por semana.
Para treinar os animais são usados métodos motivacionais, sem conflito e sem agressão física, ao contrário do que muitos pensam. E no trabalho de faro o cão é treinado com o odor e não tem contato algum com a droga. Os policiais do 1º GPC são formados pelo Canil Central da Polícia Militar de Santa Catarina com carga horária de 273 horas e possuem em seus currículos diversos cursos relacionados ao trabalho com cães.
O canil do 10º BPM já prestou apoio em ocorrências à guarda municipal de Blumenau, policiais civis das cidades de Gaspar, Ituporanga, Pomerode e Ibirama. Além de auxiliar no cumprimento de mandados de busca e apreensão em Indaial e Timbó.
Texto: Karin Bendheim | Assessoria de Comunicação
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).