No fim de semana, a Polícia Civil cumpriu dois mandados de prisão preventiva em Santa Catarina. Os suspeitos são integrantes de uma quadrilha especializada no golpe 'tela aberta', em bancos. Nos últimos dias, os criminosos atuaram em dez municípios. Ao todo, foram 29 agências prejudicadas e sete vítimas. A prisão ocorreu em Jaraguá do Sul, no Norte do estado.
Conforme repassado pelas autoridades, a quadrilha está sendo investigada pela prática dos crimes de furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Só em Santa Catarina, os saques e transferências golpistas resultaram em mais de R$25 mil furtados.
Ainda de acordo com a polícia, o golpe da 'tela aberta' é realizado geralmente em duplas. Um dos criminosos finge ser funcionário da agência e oferece ajuda aos clientes no autoatendimento eletrônico. Após conquistar a confiança da vítima, observa a senha utilizada e em seguida desvia a pessoa para outro terminal, dando espaço para o comparsa concluir a operação iniciada com transferências.
Há ainda uma variação do golpe, quando os bandidos colocam pequenos adesivos no leitor biométrico para que a vítima não consiga concluir a operação de primeira. Após ver a senha, o falso funcionário sinaliza ao outro criminoso para realizar a transação ilegal.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).