Na tarde de ontem, muita alegria e descontração deram vida ao Teatro Michelângelo da Faculdade Uniasselvi. Aproximadamente 1200 crianças vibraram com entusiasmo no início da solenidade que marcou mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizado pelo 10º Batalhão de Polícia Militar.
Muitas autoridades marcaram presença para celebrar mais uma vitória do programa Proerd, que a cada ano se mostra mais forte, atuando na prevenção ao uso de drogas e à violência entre as crianças e adolescentes.
As 24 escolas participantes trouxeram muita energia para a cerimônia e ressaltaram o aprendizado que tiveram com os instrutores do Proerd como relatou um dos alunos: ?aprendemos o que é respeito, o que é educação e que não devemos usar drogas?.
Muitas pessoas que fizeram parte desta longa caminhada foram homenageadas. A capitão Gabriela, o cabo Carlos Rosa e o soldado Amarildo foram agraciados por terem sido os precursores do programa na região.
A senhora Adelmar Graf Esbiteskoski também foi homenageada por ser a primeira professora a formar parceria com o Proerd na rede escolar.
Preparar as crianças para enfrentar as pressões impostas pela vida de forma que saibam dizer não às drogas e à violência. Este é um dos objetivos do programa e a eficácia do trabalho dos policiais do PROERD é percebida quando se ouvem declarações como a que a aluna Nayra Merísio, da Escola Básica Municipal Patrícia Helena Pegorim: "O PROERD ensina coisas muito boas e ajuda a resistir à pressão dos colegas que às vezes oferecem drogas. Eu aprendi que não vale a pena usar drogas e sei como me comportar se alguém tentar me convencer a experimentar.
"O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Cláudio Roberto Koglin, que já atuou como instrutor PROERD, ressaltou a importância da atuação conjunta da família, da escola e da polícia para ensinar as crianças a resistirem às drogas e à violência: "Fico feliz em ver os familiares dos formandos do PROERD aqui também. A família é a base de tudo e é a responsável por educar as crianças. A escola e a Polícia Militar complementam a formação e atuam em conjunto para transmitir valores às nossas crianças."
A cada ano o Proerd vem fortalecendo o caráter das crianças, visando garantir uma sociedade mais segura a qual se preceitua o respeito e a educação como essenciais para o convívio social.
Texto: Fernanda Luzzani | Assessoria de Comunicação
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).