Criciúma ? A comitiva de Diretores da Polícia Civil esteve em Criciúma, junto com o Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, visitando os órgãos de Segurança Pública para conhecer a infraestrutura física e de pessoal e as reivindicações dos servidores e cidadãos de Criciúma, nesta quarta-feira (27).
Essas atividades integram o Seminário Regional de Criciúma, que fazem parte do Programa ?Governar o Governo?, de aproximação entre os governantes, servidores públicos e a comunidade.
A agenda começou com uma visita à Delegacia Regional de Criciúma, comandada pelo Delegado Regional de Criciúma, Jorge Luiz Koch, conhecendo as instalações e os anseios dos Policiais Civis. Atualmente a Regional tem um efetivo de 142 Policiais Civis.
Logo em seguida, foi realizada uma reunião com os 14 Delegados que estão lotados na Regional, discutindo pontos como a carência de efetivo, a carreira jurídica e subsídios dos Delegados, as boas práticas em algumas Delegacias e a proposta de mudança da sede da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), para outro local já identificado, adequando-o às normas padronizadas pela cartilha emitida pelo Ministério da Justiça.
A Direção da Polícia Civil, representada pelo Delegado Geral, Aldo Pinheiro D?Ávila; pelo Delegado Adjunto, Valério Alves Brito; pelo Diretor de Polícia do Litoral, Artur Nitz, e pelo Delegado da Regional de Criciúma, conheceu a Central de Flagrantes e a DPCAMI. Enquanto a Direção da Polícia Civil continuava com as reuniões ajustando as questões pertinentes à Instituição, o Secretário de Segurança Pública foi conhecer e ouvir as necessidades do 9.o Batalhão de Polícia Militar, do Programa Estadual de Resistência às Drogas (PROERD), do Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do 4.o Batalhão de Bombeiro Militar.
De tarde, os compromissos dos órgãos de Segurança Pública foram no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde foram ouvidas, dos diversos segmentos da sociedade, as solicitações e as principais dificuldades enfrentadas pela população no que concerne à Segurança Pública.
Em todos os locais, as reivindicações giram em torno de alguns eixos: carência de efetivo de Policiais e as necessidades de equipamentos ? como viaturas, armamento, coletes balísticos ? para garantir segurança aos servidores da Segurança Pública e um atendimento de excelência.
- Tenho plena ciência de que o caminho é árduo, mas temos muito empenho em fazê-lo de forma efetiva, com muita determinação e afinco, disse o Secretário.
Ele ainda declarou que o Governador, sensibilizado pela falta de efetivo, sinalizou que pretende logo chamar e empossar os Policiais concursados, tanto da Polícia Civil, quanto da Militar. A PM formará cerca de 450 Policiais que se formarão em agosto deste ano e a Polícia Civil está finalizando um concurso para 613 Policiais Civis, que, logo aprovado pelo Governo do Estado, serão empossados e realizarão o curso de formação.
Ao final do dia, no Teatro Elias Angeloni, o Secretário de Segurança Pública, acompanhado pela cúpula da Polícia Civil e Militar, juntamente com todos os outros Secretários, apresentou ao Governador, um relatório das atividades desenvolvidas durante o dia, no Seminário Regional de Criciúma.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).