A campanha "TIRE UMA ARMA DO FUTURO DO BRASIL" tem a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) como parceira. Em setembro desse ano, a Secretaria de Segurança Pública assinou convênio com o Ministério da Justiça, credenciando a PMSC a receber armas e munições da população dentro da Campanha Nacional do Desarmamento.
O Estatuto do Desarmamento prevê que quem possui arma de fogo possa entregá-la na Polícia Federal ou em qualquer órgão ou entidade credenciada. Em Santa Catarina 31 unidades militares estão aptas a receber armas e munições. Em Blumenau, o 10º Batalhão de PM tem o soldado Deleon habilitado para o recebimento e preenchimento das guias necessárias. Ele recebeu treinamento para isso, onde a ênfase foi no recebimento e controle das armas e munições recebidas.
Depois de preencher a guia de trânsito (recebimento da arma), é gerado um protocolo. Com este, quem entregou a arma, depois de 24 horas, pode ir até o Banco do Brasil para retirar a indenização. Quem diz quanto à pessoa recebe pela arma é o sistema. De acordo com as características do armamento, ele avalia a valor, que varia de R$ 100,00 a R$ 300,00. A inovação para essa edição campanha é a garantia do anonimato de quem entrega arma e munições, caso for de interesse do cidadão.
Essa tarde, a arma será entregue por mulher. Ela contou que o material é de um familiar, por considerar perigoso e não ver a necessidade disso em casa vai apresentar o armamento. Saiba o passo a passo para entregar a arma em www.entreguesuaarma.gov.br Lá o cidadão fica sabendo como e onde entregar a arma, além do valor pago.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).