Piloto da Presidenta Dilma fará palestra em escola de Blumenau - Jornal Cruzeiro do Vale

Piloto da Presidenta Dilma fará palestra em escola de Blumenau

18/09/2012

Os alunos do Centro de Formação de Lideranças Estudantis Paulo Fritzsche (CELE), da Escola Barão do Rio Branco, receberão na próxima sexta-feira (21) um convidado muito especial. O comandante do avião da Presidência da República, Coronel Aviador Geraldo Corrêa de Lyra Júnior, estará de volta à escola que estudou durante a infância para dar uma palestra aos pais e alunos. O objetivo do encontro é mostrar aos estudantes como obter sucesso na carreira escolhida e, além disso, o piloto vai falar sobre sua trajetória profissional. O evento será às 19h, no Auditório (Bloco B).

Na entrevista abaixo, mais informações sobre a experiência profissional de Geraldo.

Quando e aonde você começou a sua carreira na aviação?
Geraldo Corrêa de Lyra Júnior - Em 1984 eu ingressei na Academia da Força Aérea, localizada em Pirassununga - SP. É um estabelecimento de ensino superior da Força Aérea Brasileira, onde são formados os oficiais aviadores. Lá eu iniciei minha atividade aeronáutica voando planadores, depois tive instrução básica em um avião que chamamos de T-25 e no último ano de formação, voei o T-27 Tucano, a mesma aeronave da Esquadrilha da Fumaça.

Qual é a sua formação?
Geraldo - Sou formado em Ciências Aeronáuticas, MBI em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense e MBI em Recursos Humanos pela FGV. Atualmente, sou Coronel Aviador, comandante da Base Aérea de Brasília.

Como é o dia a dia de trabalho com a Presidente Dilma Rousseff e como foi trabalhar com o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva?
Geraldo - Eu fui ajudante de ordens do Presidente Lula, nessa função eu tinha um convívio muito próximo e direto com ele. Era responsável por fazer a agenda dele acontecer, cuidava dos discursos, do seu bem estar em viagens, tais como hospedagem, alimentação e outras necessidades que pudessem surgir. Juntamente, com toda uma equipe, nós preparávamos tudo, seja no Brasil ou no exterior.Trabalhar com ele, no Palácio do Planalto, foi um aprendizado constante, pois você está ali assistindo grandes decisões sendo tomadas pelas mais altas autoridades do país. Não tem preço! Da mesma forma, é muito bom estar com a Presidente Dilma, muito embora não exerça a mesma função que tinha com o Presidente Lula, é gratificante tê-la a bordo, no cockpit do avião presidencial.

Você já passou por alguma situação de perigo enquanto transportava a presidente Dilma ou o ex-presidente Lula?
Geraldo - Os preparativos que precedem uma decolagem da aeronave presidencial são muito rigorosos e intensos. Todos os sistemas são checados insistentemente, de modo que a aeronave só decola se estiver em perfeitas condições. Todos os tripulantes são escolhidos dentro de um rígido padrão, portanto, caso ocorra alguma situação emergencial, estaremos pronto a agir com eficiência. Mas nunca tive emergência na pilotagem do Airbus Presidencial.

Você se apresenta na ONU em janeiro, qual será sua função na organização?
Geraldo - Na ONU, em Genebra, juntamente com o conglomerado de países associados, o trabalho será de reduzir, se possível, extinguir as armas de destruição em massa, minas terrestres e armamentos químicos, além da vistoria e inspeção de países que vislumbrem a produção desse tipo de armamento. Isso para fazer com que se cumpram os acordos, tudo em busca da paz mundial.

Qual é a dica que você dá aos estudantes que querem obter sucesso na carreira escolhida?
Geraldo - Não existe muito segredo, penso que a vontade, a dedicação, a busca pela constante atualização e motivação, são os pontos principais para o reconhecimento e consequentemente o sucesso profissional.

Texto: Oficina das palavras | Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.