Mais de 1.200 pessoas, entre peregrinos e grupos de apoio, participaram da 10ª Peregrinação ?Santa Paulina?. A caminhada começou em Itajaí, às 5 horas da manhã de sexta-feira (4) e culminou no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, no sábado, dia 5 de maio, por volta das 17h30min. O evento fez parte da programação em comemoração aos 10 anos de canonização de Santa Paulina, cujo lema é ?Passo a passo sempre em frente?.
A coordenadora da Peregrinação e Diretora Geral do Santuário Santa Paulina, Irmã Maria Adelina da Cunha acompanhou os devotos durante todo o trajeto, de Itajaí a Nova Trento. ?Neste ano contamos com a participação intensa de pessoas novas, que nunca tinham feito uma peregrinação. Para nós foi um momento especial, de grande veneração à Santa Paulina, muita fé?, relatou Irmã Adelina.
Um exemplo foi o peregrino Gustavo Ferreira Braga Cortes, de Uberlândia, Minas Gerais, que fez questão de fazer todo o trajeto de 69 quilômetros a pé. O jovem estudava Medicina em Moscou (Rússia), quando soube que não seria possível validar a faculdade no Brasil. De volta ao país, iniciou novamente os estudos para passar no vestibular. ?Pedi a Santa Paulina para me ajudar a passar no vestibular. Se eu conseguir, na metade deste ano pretendo trazer 12 rosas que simbolizam o ano de 2012, ano desta conquista, juntamente com uma outra rosa, de cor diferente, significando o ano de 2013, ano em que estaria pagando minha promessa?, contou Gustavo, quase no final do trajeto, visivelmente cansado, mas feliz por ter completado o percurso. ?Temos a sensação de dever cumprido. A felicidade é muito grande?, completou.
Junto ao grupo de peregrinos, que eram quase mil pessoas, estavam os grupos de apoio, que incentivavam e colaboravam com os devotos durante todo o trajeto. Entre os grupos de apoio estava um grupo de oração, que veio ao Santuário desde cedo para rezar pelos peregrinos. Este era formado por senhoras e senhores, muito devotos de Santa Paulina. Entre eles estavam Luci da Veiga, Lavi da Veiga Pereira, Valdete Custódio, Dorvalina Potter, Clara Zemke, Salete Ramos, Carlos Eduardo dos Santos, entre outros. ?Apoiamos os peregrinos com orações.
Até cinco anos atrás participava caminhando?, conta a senhora Luci da Veiga, da mesma forma que os demais participantes do grupo de oração. A chegada ao Santuário foi o momento mais emocionante. Recepcionados pelos grupos de apoio, familiares e as Irmãzinhas, os peregrinos cantaram músicas dedicadas à Santa Paulina, ouviram o buzinar das ambulâncias e carros da Peregrinação, o tocar dos sinos e, ainda, apreciaram a queima de fogos. A grande maioria não escondeu as lágrimas neste momento. Participaram da Celebração Eucarística de encerramento, presidida por Padre Andréas Tonon, que acompanhou os peregrinos durante todo o percurso.
Mais de 200 pessoas foram envolvidas com a organização do evento. Durante o trajeto, de Itajaí a Nova Trento, os peregrinos contaram com três carros de som, três ambulâncias, um ônibus e vários carros de apoio. De 5 em 5 quilômetros faziam paradas, para comer frutas, tomar água, exercitar os músculos com alongamentos e ir ao banheiro.
Texto: Elis Facchini | Assessoria de Imprensa - Santuário Santa Paulina
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).