A espera terminou. O sonho de 12 mil ilhotenses começa a se concretizar neste domingo, 22, quando acontece a assinatura da ordem de serviço para construção da tão sonhada Ponte de Ilhota. O evento acontecerá às 11h30, no local onde será construído o acesso, próximo a loja Caxambu, no quilômetro 12 da Rodovia Jorge Lacerda.
Uma equipe foi montada para organizar o fluxo de trânsito e de pessoas. No local haverá estacionamento, venda de bebidas e lanches. A prefeitura, em conjunto com empresários e entidades locais, fornecerá mais de 700 quilos de carne assada à população. A expectativa é de que mais de duas mil pessoas compareçam a cerimônia.
A empresa vencedora, que construirá a ligação entre as duas margens do rio Itajaí-Açú, é a JM Terraplanagem e Construções, de Brasília. No contrato consta que a contratada fará os acessos e a ponte por R$ 32.535.928,11. Além disso, a construtora deverá executar a terraplanagem do terreno, pavimentação asfáltica, drenagem, obras de arte, sinalização e obras complementares. A ponte de 480 metros ligará a Rodovia Jorge Lacerda (SC-470) à BR-470. Entre ponte e acessos são 2,4 km de extensão.
Atualmente a travessia do rio é feita por uma balsa. O serviço é gratuito e mantido pela prefeitura. "O sonho que muitos lutam há décadas e que foi nossa bandeira nesses cinco anos de governo começa a ser realizado. A ponte em nossa cidade permitirá o desenvolvimento local e regional de forma integrada e ordenada", destacou o prefeito Ademar Felisky.
Participarão do evento o governador do estado, Luiz Henrique da Silveira; o secretário de desenvolvimento regional, Paulo França; senadores; deputados federais e estaduais; secretários municipais; vereadores e diversas lideranças locais e regionais.
Linha do tempo
10/08/2008
Edital da licitação da obra é publicado no Diário Oficial do Estado e no dia seguinte, 11, no Diário oficial da União.
15/07/2009
Apenas sete das 83 empresas que retiraram o edital para participar da licitação compareceram a visita técnica. A reunião para apresentação do projeto aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Pio X e também no local onde a obra será realizada.
25/08/2009
O projeto apresentado pela empresa JM Terraplanagens e Construções, de Brasília, vence a licitação para construção da ponte por apresentar o menor valor, cerca de R$ 31,5 milhões.
27/10/2009
O Departamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra) negou pedido de recurso das empresas Consórcio Geosolo/Verdi e Consórcio Azza/Engedal, que concorriam à licitação no ano passado.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).