A formação continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino ganha uma nova estrutura com o início das atividades do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). A iniciativa está voltada para a qualificação na área de tecnologia educacional e fortalece as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação de Brusque, em parceria com o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo/MEC), do Governo Federal.
O primeiro curso do NTM começou nesta quinta-feira, 3, com o tema Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). O treinamento tem carga horária de 100 horas, 70 horas a distância e 30 horas presenciais. Os encontros são semanais, sempre às quintas-feiras, e o término das aulas está previsto para agosto.
A diretora de Planejamento, Pesquisa e Tecnologia da Informação, Marilene Carrano Barros Melara, representou a secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, na abertura do curso do NTM e destacou que a iniciativa contribui com os processos de ensinar e aprender. ?O objetivo é oportunizar a discussão, a reflexão e a aplicação dos recursos tecnológicos computacionais no ambiente escolar?, afirma a diretora.
São duas turmas de formação continuada com 18 professores cursistas cada, totalizando 36 participantes da Rede Municipal de Ensino no treinamento. A professora de séries iniciais, Rute Metzner, conta que espera aprender mais para utilizar os novos conhecimentos na escola. Expectativa que será alcançada, segundo o instrutor do curso do NTM, Fernando Luís Merízio. ?Os participantes vão ter acesso à informação para refletir como a tecnologia pode potencializar o processo pedagógico?, garante Merízio.
As aulas são realizadas no Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID), mas, em breve, o NTM terá uma sala própria na Arena Brusque, com os novos equipamentos instalados pela equipe do Ministério da Educação.
ProInfo/MEC
O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo/MEC) montou mais de 400 núcleos de tecnologia educacional (NTEs) no Brasil. Os núcleos contam com equipe interdisciplinar de professores e técnicos qualificados para oferecer formação contínua aos professores e assessorar escolas da rede pública no uso pedagógico e na área técnica (hardware e software). Os NTEs são braços da integração tecnológica nas escolas públicas de ensino básico. Apesar de montados pelo ProInfo com equipamentos adquiridos pelo Ministério da Educação, os núcleos estão subordinados às secretarias de educação.
Texto: Secretaria de Comunicação Social | Prefeitura de Brusque
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).