Santa Catarina segue com o status de estado mais seguro do Brasil. Isso porque de acordo com o Atlas da Violência 2025, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a taxa registrada é de 9,0 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto São Paulo, em segundo lugar, registra 11,2 por 100 mil habitantes. A disparidade é ainda maior se considerar o estado do Amapá, considerado pelo ranking o mais violento do país, que registra 57,7 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Os dados analisados são de 2023 e trouxeram números reais, contabilizando homicídios ocultos que muitos estados registram como ‘mortes violentas por causa indeterminada’, o que acaba por ocultar número de mortes.
Santa Catarina se contrasta também em comparação a taxa média de homicídios estimados no Brasil (incluindo ocultos), registrando menos da metade de homicídios da média nacional, já que no país essa média é de 21,2 por 100 mil habitantes.
Além da menor incidência de homicídios ocultos do país, o protagonismo catarinense em Segurança Pública traz taxas reduzidas de homicídios gerais, femininos e juvenis. De acordo com o Atlas, o estado registrou uma taxa de 8,8 por 100 mil habitantes em homicídios gerais, uma das menores do país. Nos homicídios femininos, o estado se destaca ao lado de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, reforçando a segurança para as mulheres. Já entre os jovens (15-29 anos), Santa Catarina tem a segunda menor taxa de homicídios do Brasil, com 14,3 por 100 mil. O estado também se destaca pela redução de crimes por arma de fogo, registrando uma redução de 32,3% nos últimos cinco anos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).