Em 2020, 303 animais marinhos resgatados em diferentes cidades de Santa Catarina foram reabilitados. Isso é o que aponta o levantamento feito pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que monitora a orla catarinense. Ao todo, são 299 aves e quatro mamíferos.
Desse número, o projeto R3 foi responsável pelo resgate de 66 animais nas praias da Ilha de Santa Catarina. O restante foi estabilizado por outras instituições que também integram o monitoramento de praias.
Da região de Penha, foram 101 animais resgatados pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Em Laguna, foram 61 animais provenientes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Já da Universidade da Região de Joinville (Univille) foram 56. Os resgatados pelo Instituto Australis foram 19 animais.
A intenção do projeto é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
Gaivotas: 175
Pinguins-de-Magalhães: 59
Atobás-pardos: 30
Outras espécies de aves: 24
Fragatas: 11
Lobo Marinho do Sul: 3
Lobo-Subantártico: 1
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).