Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) dão conta de que o número de pessoas imunizadas contra coronavírus subiu em Santa Catarina. Conforme divulgado na segunda-feira, 22 de março, 117.414 catarinenses já receberam as duas doses da vacina. Desses, são 76.335 profissionais de saúde, 36.406 idosos, 4.212 de população indígena e 461 pessoas com deficiência em instituições de longa permanência. Neste momento, o percentual de cobertura para o grupo prioritário é de 17,6%.
Ao todo, o Estado já aplicou 515.550 doses. São 398.136 aplicações referentes à primeira aplicação, o que corresponde a uma cobertura de de 59,8% do grupo prioritário. Os imunizantes que estão em Santa Catarina são suficientes para encerrar a imunização de idosos acima de 80 anos e dar boa cobertura para a faixa de 75 a 79 anos. Algumas cidades já estão vacinando idosos entre 70 e 74 anos.
Foram distribuídas mais 146.750 vacinas (141.000 - Coronavac / 5.750 - Astrazeneca) para as regionais de saúde catarinenses. As centrais são responsáveis por encaminhar as doses para os municípios. O transporte das doses começou pela manhã de segunda-feira, dia 22, e contou com o apoio das forças de segurança e salvamento. A maior parte das doses serão destinadas à vacinação de um novo grupo prioritário, o dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.
De acordo com o Ministério da Saúde, essa população será contemplada com a vacina produzida pela Fiocruz, pois o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas, o que facilita o cumprimento do esquema vacinal, tendo em vista que o acesso a essas comunidades pode demandar um pouco mais de tempo e planejamento.
As demais doses, 141 mil (Coronavac/Butantan) e 900 (AstraZeneca/Fiocruz), serão destinadas integralmente à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde. Desta vez, também seguindo recomendação do MS, o Estado fará a distribuição de 100% das doses recebidas da AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan para aplicação da primeira dose, pois há garantia de nova remessa de doses, no prazo adequado para que o esquema vacinal seja finalizado.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).