No meio das cinco mil cruzes espalhadas na Esplanada do Planalto, em Brasília, no último dia 24 de novembro estavam os nomes de Geane Richart e Aparecida Rocha Richart. Mãe e filha eram moradoras da região do Baú, em Ilhota, e foram vítimas da tragédia de novembro de 2008 no Vale do Itajaí. Para as autoridades políticas as duas são apenas números, mas para Tatiana Richart, irmã e filha, são vidas que se foram e deixaram muita saudade.
É para mudar esta realidade que Tatiana se uniu a outras cinco lideranças comunitárias de cinco diferentes estados brasileiros para criar o Movimento Nacional dos Afetados por Desastres - Monade. A primeira ação do movimento foi a colocação das cinco mil cruzes em Brasília na semana passada. O fato chamou a atenção da mídia nacional e o grupo foi recebido pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, e pelo assessor direto da presidenta Dilma, Paulo Maldos. ?Ficamos contentes com os resultados desta primeira ação, mas não vamos parar. Queremos mobilizar e articular os afetados por desastres de todo o país para que possamos contribuir de forma ativa na elaboração, acompanhamento e execução das políticas públicas?, afirma Tatiana.
Os outros integrantes do Monade representam os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Piauí e Goiás, afetados por vários tipos de desastres, não apenas os climáticos.
O grupo estará reunido nos próximos dias 15 e 16 de dezembro para definir novas ações a serem realizadas no próximo ano. ?Nossas estratégias de atuação vão desde a convocação dos movimentos de afetados no país até a visita às comunidades afetadas e articulação com entidades para recebermos apoio?, ressalta a líder comunitária da região do Baú, onde os afetados criaram a Associação dos Desabrigados da Região dos Baús - Adarb, logo após a tragédia de 2008.
Edição 1348
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).