Lanchonete gera polêmica entre os moradores do Braço do Baú - Jornal Cruzeiro do Vale

Lanchonete gera polêmica entre os moradores do Braço do Baú

15/10/2010

pg5abreMD.jpgO Ginásio Clara Fischer Pasqualini tem sido alvo de polêmica na localidade do Braço do Baú, na cidade de Ilhota. Mais precisamente, é a lanchonete que existia no local que causou um burburinho que se espalha por todos os cantos do bairro. O fato é que, Augusto Hammes, até então responsável pela manutenção da lanchonete, construiu o espaço dentro do ginásio, que é patrimônio público e por lá atuou na venda de comidas e bebidas por cerca de cinco anos. Avisado que, a partir de agora os moradores da região estão formando uma associação para tomar conta do ginásio, e também da lanchonete, o empreendedor destruiu a estrutura que havia edificado anos antes. Indignados, os membros da associação foram até a Delegacia de Polícia registrar um Boletim de Ocorrência e tentam, por meio legal, resolver a situação.


O vice-presidente do Clube de Futebol do Braço do Baú, Luiz Alberto Zimmermann, afirma que Augusto  tinha conhecimento há mais de seis meses que uma diretoria estava sendo formada para transformar o clube em uma associação. ?Ele explorou o local por mais de quatro anos, não pagava aluguel e ainda as contas de luz e água estavam sendo pagas pela prefeitura, pois é um local público.


?É, na verdade, uma situação ilegal?, reclama. Luiz alberto conta que, como na sexta-feira que vem se inicia um campeonato de futebol no ginásio, a associação cogitou a ideia de improvisar um bar novo, porém preferiu não fazer nada, porque o caso está indo parar na Justiça. Luiz frisa que a associação está sendo organizada dentro da lei, com toda a documentação correta, conforme o prefeito da cidade, Ademar Felisky, informou ser necessário.


?Em primeiro lugar, este é um patrimônio público, em que nada poderia ser construído ou destruído sem documentação?, declarou Ilário Pelz, vereador que mora na área e apoia a associação. Ele afirma faltou a Augusto a consciência de que este é um bem que viria apenas a ajudar a comunidade e que é uma vergonha a destruição de um patrimônio público. O vereador acrescenta ainda que o ginásio é o único lugar que as pessoas da região têm para se divertirem, e é um ponto de encontro frequentado tanto por adultos quanto por crianças. De acordo com Ilário, toda a comunidade ficou chocada com a atitude de Augusto, que segundo o vereador, não era dos melhores zeladores, visto que as portas das cabines dos banheiros estão depredadas.


O que diz o responsável:

Augusto Hammes se defende afirmando que o prefeito Ademar Felisky havia prometido que durante seu mandato enquanto prefeito ele ficaria responsável pelo ginásio. ?O prefeito não cumpriu sua promessa e agora a associação quer cuidar do ginásio. Se querem fazer uma sociedade, tem que comprar um terreno, não chegar e invadir algo público?, indignou-se Augusto, que descreveu o caso como inveja política.
O empreendedor diz ter investido muito no local, na compra de mangueiras, bomba de água, lava-jato, alambrados para o campo e pagamento da pintura de toda a estrutura. ?Não tive lucro nenhum, só fiz isso para servir o povo. O bar era meu, fui eu quem construiu?.


fotopg5retrancacolorMD.jpgNa Prefeitura, ninguém quer falar sobre o assunto

Procurado para falar sobre as leis que envolvem o patrimônio público, o procurador do município de Ilhota, Agnaldo Perrone de Oliveira, preferiu não tecer comentários sobre o assunto por não ter conhecimento completo do que ocorreu no Ginásio Clara Fischer Pasqualini. ?Não posso me manifestar sobre qualquer valor moral ou jurídico sem analisar o caso como um todo?, declarou.


O prefeito Ademar Felisky encontrava-se acamado e não foi possível fazer contato com ele, para que falasse sobre a sua visão dos ocorridos, até o fechamento desta edição.


Ana Lúcia Wilvert, secretária de Administração e Finanças, afirma que há punição para aqueles que depredam imóveis público, porém ressalta que é preciso averiguar se foi isto o que realmente ocorreu. ?Compareci na inauguração do ginásio e vi que é um local aberto, não consigo agora visualizar onde pode ter sido construída a lanchonete?. Ela não tem conhecimento da obra realizada por Augusto Hammes e tampouco da destruição do ambiente, por isso não faz declarações sobre o caso.

 

edição 1238

Comentários

Marisa
20/10/2010 21:20
Seu Augusto ganhou dinheiro 4 anos sem pagar aluguel e ainda para piorar a situação nem os banheiros deixava limpo...depois ainda teve a coragem de alugar o " espaço público" para uma outra pessoa tocar. Isso só acontece porque ele é sogro do Vice-Prefeito, esperamos q seja tomada alguma atitude e ainda seu Augusto fica ameaçando algumas pessoas de morte e a família ainda diz q ele esta doente, q tem problemas. Quem está doente fica em casa e procura um médico e não anda com uma marreta destruindo obras públicas. Em vez de responder processo deveria ser preso afinal ele já tem passagem pela policia por ROUBAR passarinhos...QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA.
Alecio de Oliveira
18/10/2010 16:24
Isso aí é uma vergonha. Como pode o poder público se esquivar disso, dizendo que de nada sabe ou que está "acamado"? Esse governo de Ilhota tá pior que o do Lula, que nunca sabe de nada. Volta, Betinho!
Clovis Basílio dos Santos
18/10/2010 12:55
Triste essa informação de que o prefeito não pôde atender porque estava "acamado", oras, mais tarde naquele dia, lá na cancha de bocha, ele não parecia nem um pouco doente.
Paulo Roberto
18/10/2010 08:33
Governo do PMDB é assim. Será que os cidadãos ainda não perceberam... eles distribuem favores em troca de apoio político... toda essa sacanagem com o patrimônio público em busca do poder.

Parabéns ao Povo do Baú que faz valer seus direitos, já os do lado de cá... ficam com o rabinho entre as penas... Pois, se vão falar com o "Deus", ele diz na cara... Já paguei pelo teu voto.

Seria melhor a imprensa ouvir mais os cidadãos e menos a assessoria de imprensa da prefeitura de Ilhota, para saber a real situação do município...
Mario da Silva
17/10/2010 22:31
Perguntar ñ ofende..
Pq no jornal está o nome do vice prefeito e na internet ñ?
Gostaria que essa pergunta fosse parar no chumbo de terça feira.
cecilia werner
16/10/2010 08:47
melhor que corrigir é esinar se entendeu esplique o certo humildade faz parte de uma boa educação ( pensam ) que sabe tudo mas tem muito que aprender . Quem destroi um patrimonio puplico que poderia servir a comunidade mostrou a sua egnorançia .Seu felisky responda o que vc acha de ajudar pessoas em particular. ta certo isso????
maicon
15/10/2010 18:40
richa politica hhhhhhhhhhhhhh!!!!
Ted Love
15/10/2010 16:21
Nesse dia do professor, Veronita, parabéns pelo "pensão".
cidadão
15/10/2010 16:21
só investiu nas costas da prefeitura , pois pintura só fez no boteco e o pessoal da prefeitura não se manifesta pois na verdade o Augusto é sogro do vice prefeito......... O ginásio foi obra do ex prefeito ele simplesmente inaugurou uma obra sem se quer te feito nada , nem a iluminação do campo que o ex deixou quase pronto o atual prefeito se quer terminou estão lá os postes com as luminarias para quem quiser ver, em particular eu tinha vergonha de ter feito inauguração.E se vç quiser fazer um boteco faça em cima do que é seu..........não envada o que é publico.............
veronita pelz
15/10/2010 11:28
parabems até que enfim alguem tomou alguma atitude so assim pra estas pessoas que pensão que são donos do mundo..até criticando o seu prorio prefeito estão....parabenssssssssss

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.