Curiosos embaixo de guarda-chuvas pararam próximo ao Posto de Saúde Central em Ilhota para olhar uma cena um tanto inusitada na tarde desta quarta-feira, 24. Um caminhoneiro resolveu passar pela rua ÂngeloTres, que está em obras e transformou-se em uma via com grossas camadas de lama. Quem tem a ideia de se aventurar e passar pela rua pode vir a se arrepender. Este foi o caso do caminhoneiro, que atolou o veículo em meio ao mar de lama e por vários minutos precisou lutar para sair do local.
Apesar de inusitada, a situação já não é um acontecimento tão raro. Ao menos é o que garante a moradora Marli Maria de Souza, que acompanhou a luta do caminhoneiro de perto. Segundo Marli, a obra para a construção de uma galeria para escoar a água do bairro Vila Nova é a causadora da lama, porém, a moradora garante que a obra está parada há mais de vinte dias. ?Falei com um funcionário da obra e ele me disse que só voltariam a mexer aqui na rua no mês de novembro. Mas vai ficar até novembro deste jeito? A rua está com buracos enormes, cheia de lama?, indigna-se.
Marli, para garantir a sua segurança, prefere sair de casa a pé, sempre com um sapato fechado ou bota para não se sujar. Quanto a sujeira da casa, ela diz nem reclamar mais, pois já se conformou a ter que limpar sempre a lama trazida da rua. Os buracos deixados pela obra estão sem sinalização e segundo a comunidade nesta semana um carro chegou a cair dento de um buraco e teve que ser puxado por outro veículo para conseguir sair. ?Deveria ter pelo menos sinalização nos buracos, para evitar que mais pessoas passem pela mesma situação. E na rua, deveriam colocar macadame para que os carros consigam passar em segurança?, sugere Marli.
A moradora conta que a implantação da tubulação foi feita até certo ponto, mas então fecharam tudo e as máquinas saíram da rua. Ela conta que os moradores já tentaram entrar em contato com a Secretaria de Obras e receberam a resposta de que nada pode ser feito no momento. Marli reclama que antes não havia buraco nem lama na rua e há também mau cheiro dentro de seu banheiro. ?Escuto a água do banheiro borbulhar muito quando chove, que para mim é um sinal de que a água está voltando?.
O que diz a Prefeitura
?A empresa fez a galeria e agora precisa nivelar a rua, porém toda a semana chove e para realizar o nivelamento é preciso de pelo menos cinco dias de tempo seco?, explica o diretor da Defesa Civil, Paulo Drumm, pasta da qual está saindo os recursos para a obra. Após este processo, de acordo com Paulo, o município fará a macadamização da rua. Ele contou ainda que nesta semana foi encaminhado à Caixa Econômica Federal o projeto de pavimentação asfáltica da Ângelo Tres e que agora aguardam a aprovação deste projeto. ?Quanto ao problema no banheiro da moradora, tem alguma relação com a sua própria fossa, pois o esgoto de sua casa ainda nem está ligado à galeria construída?, finalizou Paulo.
Edição 1321
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).