O médico Rafael Pereira é natural do Rio Grande do Sul. Há quase dois anos, ele se mudou para Brusque com o objetivo de preencher uma das novas vagas criadas pela Prefeitura de Brusque na rede pública de saúde, que nos últimos anos teve seu quadro de médicos acrescido de 22 para quase 60 profissionais. Rafael é especialista em Saúde da Família e atende a comunidade em um expediente de 8 horas por dia na Unidade de Saúde do bairro Dom Joaquim.
Além da especialidade de Rafael, Brusque conta hoje com profissionais de diferentes áreas no atendimento à população. Apenas em 2010, houve no quadro de funcionários a inclusão de médicos especialistas em otorrinolaringologia, dermatologia, mastologia e a efetividade de uma proctologista, todos atendendo a comunidade por 40 horas semanais. Hoje, as especialidades oferecidas à população incluem também pediatria, cardiologia, neuropediatria, neurologia, psiquiatria, ortopedia, infectologia, cirurgia, gastrologia, ginecologia, entre outras.
Rafael destaca que os investimentos feitos na reforma e ampliação das Unidades de Saúde, aquisição de novos medicamentos e outros setores da área da saúde em Brusque têm tornado o trabalho mais fácil. ?Uma das coisas boas de trabalhar aqui é perceber que existem investimentos no setor. Trabalhamos também de forma preventiva para garantir que a comunidade tenha muita saúde e possa viver com dignidade?, acrescenta.
O secretário de Saúde, Luis Fernando Sanni, explica que para que a comunidade tenha acesso às especialidades e demais serviços oferecidos pela rede pública, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde, que é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde ? SUS. Cada UBS possui estratégias de atendimento à população com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, auxiliares de consultórios odontológicos e dentistas. Para ser atendido, basta entrar em contato com a Unidade mais próxima de sua casa.
Caso seja diagnosticada a necessidade de atendimento especializado, o usuário é encaminhado à uma Unidade de Referência, que pode ser a Policlínica ? que abriga serviços como consultas médicas especializadas, pequenas cirurgias, serviços de enfermagem, atendimento de fonoaudiologia, clínica da mulher, dentre outros; o Centro de Serviços em Saúde ? onde há serviços de fisioterapia, especialidades odontológicas, análises clínicas, dentre outros; e o Centro de Atenção Psicossocial, que presta serviços de saúde mental.
Além disso, há também as cirurgias eletivas, que são realizadas com hora marcada e solicitadas pelos médicos do SUS. Em Brusque, acontecem nos hospitais Dom Joaquim, Evangélico e Azambuja. Já os serviços de saúde que são prestados apenas em Unidades de Referência fora de Brusque, o agendamento e transporte de usuário é feito pela Prefeitura.
Confira a lista de especialidades oferecidas na rede pública de saúde
Cardiologia
Angiologia
Pediatria
Clínica geral
Neurologia
Otorrinolaringologia
Cirurgia torácica
Cirurgia geral
Gastroenterologia clínica
Gastroenterologia cirúrgica
Fonoaudiologia
Endocrinologia
Pequena cirurgia
Urologia
Ortopedia
Nefrologia
Dermatologia
Proctologia
Neuropediatria
Nutrição
Psicologia
Psiquiatria
Ginecologia e obstetrícia
Mastologia
Ultrassonografia
Texto: Eduardo Pereira/SECOM
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).