Investimento em infraestrutura terá destaque no governo de Ilhota - Jornal Cruzeiro do Vale

Investimento em infraestrutura terá destaque no governo de Ilhota

15/01/2011

fotopg6MD.jpgCom os olhos no futuro, e no crescimento do município de Ilhota, o prefeito Ademar Felisky afirma investir com força em obras de infraestrutura e drenagem. Em entrevista exclusiva ao Jornal Cruzeiro do Vale, ele falou sobre o trabalho quase finalizado que o governo está desenvolvendo para evitar que haja grande devastação em caso de catástrofes ambientais, a reurbanização que pretende fazer no centro de Ilhota, com intuito de aumentar ainda mais o fluxo de turistas que vem à capital da lingerie para fazer suas compras, e outros assuntos que estão agora no foco dos investimentos.

? Cruzeiro do Vale - Ilhota foi uma das cidades mais devastadas pela tragédia de novembro de 2008. O governo e defesa civil estão desenvolvendo algum tipo de preventivo que evite que grandes chuvas tenham tamanho impacto na cidade?

Ademar Felisky - Já desenvolvemos e estamos em fase de finalização de diversos projetos. Um dos mais importantes é o Plano de Contingência, que trata, principalmente, sobre as ações a serem adotadas pela população e pelo governo em casos de catástrofes ambientais. Estamos buscando recursos também para realizar um mapeamento das áreas de risco do município. Além disso, temos que destacar as obras de dragagem e limpeza de ribeirões, bem como a drenagem pluvial de bairros, como a galeria que será construída na Vila Nova, que alcançará a marca de R$1,5 milhões. 

? CV - Um grande número de famílias ficou desabrigado após a tragédia. Algumas delas já receberam uma nova casa. Há ainda quantas famílias que não receberam casas novas após terem ficado desabrigadas em 2008? Quantas receberam?

Ademar - Vamos entregar, ao todo, 317 casas, sendo que já entregamos 181. Nos terrenos dos próprios moradores foram construídas 125 residências. Com as madeiras doadas pelo Ministério Público do Mato Grosso ainda conseguimos reformar 56 lares. No terreno próximo ao centro, adquirido pela prefeitura, serão 91 casas entregues até o final de fevereiro. Elas estão em fase de finalização, com colocação de forro e instalação da rede elétrica. Já no terreno do Baú, também adquirido pelo governo municipal, serão 45 casas, sendo que dez já foram levantadas.

? CV - Em Santa Catarina, Ilhota é conhecida como a capital da lingerie e da moda praia. Serão feitos investimentos para a reurbanização do centro da cidade, tornando-a mais atrativa para o turismo de compras?

Ademar - Sim. Um projeto já foi confeccionado pelos técnicos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Pretendemos dar início ainda neste ano. O projeto ressalta a arquitetura belga nas cores e estilo. As calçadas serão feitas com um piso em cor vermelha, os espaços para estacionamento em cinza e as lixeiras em madeira. A estrutura ainda contará com bancos, floreiras, bicicletários e iluminação baixa. Esta concepção arquitetônica mostrará as nossas origens, além de trazer beleza ao nosso centro.

? CV - Que áreas devem receber maior foco, e também mais investimentos, no ano de 2011?

Ademar - Vamos investir maciçamente em obras de infraestrutura e drenagem. Destacam-se a reurbanização do centro, com recursos do Ministério do Turismo, a drenagem do bairro Vila Nova, com investimento do Ministério da Integração, e drenagem dos ribeirões do Baú, com recursos também do Ministério da Integração. Além destas áreas, vamos continuar fazendo investimentos em saúde, educação, cultura, esporte e demais áreas que atendam as necessidades da nossa população.

? CV - A Expobelga cresce tanto em programação quanto em público a cada edição. O senhor vê a festa como mais uma oportunidade de atrair turistas para a cidade? O que a diferencia das demais festas da região, que também exaltam seus colonizadores?

Ademar - Com certeza é uma grande oportunidade. Na última edição tivemos a visita de cerca de 22 mil pessoas, quase o dobro da população de Ilhota. Tamanho sucesso, acredito, esteja relacionado ao objetivo da festa, que é reunir as famílias. Tivemos uma programação diferenciada, voltada a todos os públicos, desde o jovem, ao idoso, católico e evangélico. A ExpoBelga é a porta de entrada das festas de outubro. Este ano estará ainda melhor, com uma programação mais diversificada e ampliada.

? CV - Em que pé está a construção da ponte de Ilhota? Quem passa em frente ao canteiro de obras observa apenas caminhões parados. Há algum entrave que impeça o andamento da obra neste momento? Há alguma previsão de término?

Ademar - A ponte está dentro do cronograma. Os caminhões estavam parados porque a empresa responsável pela construção deu férias coletivas para seus funcionários. Eles retornaram no dia 10 deste mês. Atualmente eles trabalham na preparação do solo. A previsão de término, por enquanto, continua sendo a mesma, dois anos após a assinatura da ordem de serviço, que aconteceu em novembro de 2009. É importante destacar que os responsáveis pela construção querem agendar uma reunião com o atual secretário de infra-estrutura ou com o governador Raimundo Colombo para garantir o repasse de recursos, ou seja, para que a obra não pare por falta de dinheiro do governo do estado ou federal.
 
? CV - O que será feito com a balsa após a inauguração da ponte?

Ademar - Vamos leiloar as duas balsas e aplicar estes recursos em obras que beneficiem a população.
 
? CV - Quais são seus planos para que Ilhota possa crescer e se desenvolver nestes seus dois próximos anos de governo?

Ademar - Como citei acima, vamos investir em obras de infra-estrutura, principalmente aquelas que previnem o acontecimento de novas catástrofes. Com a reurbanização do centro, teremos também uma maior movimentação da economia. Enfim, como foi nestes seis anos de governo, nosso lema continuará sendo trabalhar em prol da população.

? CV ? O senhor pretende implantar o transporte urbano coletivo no município neste ano?

Ademar - Estamos realizando estudo técnico para verificar a quantidade de pessoas que necessitam deste transporte diariamente. Assim que finalizarmos, vamos abrir licitação.
 
? CV - Quanto servidores públicos há no município de Ilhota? Que percentual que representam na folha de pagamento do município?

Ademar - Cerca de 350. Estamos realizando um balancete que será divulgado ainda neste semestre.

edição 1259

Comentários

Carlos Alberto Vitorino
20/01/2011 21:45
Acho muito interessante um cidadão que se diz indignado falar sobre borrachudos como se isso fosse culpa do prefeito só se ele fosse DEUS pois foi ele quem criou tal bichinho outra coisa temos até o final do mandato do atual chefe do executivo para tecer criticas sobre as obras da ponte por enquanto ja foi feito bem mais que promessas, outro ponto quanto a saude faça o favor de divulgar que hoje são atendidos na farmacia basica central algo em torno de 3500 pessoas isso de graça outra coisa tem uma vam com capacidade para 15 passageiros tres vezes por dia a itajai camboriu baln. camboriu etc. tem tambem um outro carro corsa todo dia a floripa tem mais um na dengue outro na vigilancia outro no tutelar e outro no social e tudo isso ainda não esta bom devo dizer que quando triver algum tipo de critica que o faça mas com base sustentavel e não com demagogias o pó da estrada sempre teve e sempre tera pois se nem nosso coirmão vizinho gaspar consegue asfaltar ou calçar todas as sua vias não seria nossa pequena ilhota que o faria. O caminho para o desenvolvimento está sendo traçado com uma base solida e não com base fragil.
Boa Vista
17/01/2011 12:27
Eu tambem concordo com o Paulo e outra se esse prefeito tivesse um pouco de etica nem tocava mais no assunto ponte mas daqui a pouco vem outra eleição e vão precisar eleger outro prefeito. Ta na hora do povo ficar esperto e não cair mais na ladainha desses caras que prometem demais e nada cumprem.
CIDADÃO 2 - ALTO BAÚ
16/01/2011 11:28
Senhores leitores, concordo plenamente com o que o Paulo Roberto disse, queria demonstrar ainda minha indignação com respeito ao Alto Baú, nossas estradas estão cheias de buracos, o mato toma conta da beira da estrada, sem falar que está insuportável conviver com os borrachudos, principalmente em dias muito quentes, queria que o Sr Ademar, colocasse uma bermuda e desse uma volta a pé por 50 mts, só para ele sentir na pele o que é conviver todos os dias do ano com os borrachudos te picando, sem falar que as crianças, são as que mais sofrem com isto.
Deste jeito não dá pra viver, se vc sai de carro são os buracos, se sai de moto são os buracos e a poeira, se saí a pé são os buracos, a poeira e ainda os borrachudos.
Paulo Roberto
15/01/2011 21:23
Bah... que entrevista com perguntas e respostas combinadas. E que conversa mole é esta do todo poderoso prefeito heim. 6 anos no poder e ainda temos os mesmos problemas de sempre. A vergonha das estradas de chão batido no centro, fala-se em praça. Pergunto... que praça???
A ponte... quem não sabe que estão enrolando e que as obras estão paradas. Gostaria que o nobre jornalista que fez a entrevista no gabinete, fizesse um passeio nas estradas do interior da cidade em dias de chuva, pois tem muita lama e verdadeiros rios sobre a estrada. E se for um dia de sol, vai ter muita poeira.
Nem vou falar de saúde, pois graças a Deus, a muito tempo não uso + os serviços da cidade... mas quando usava... sem comentários.
Gostaria ver nesta reportagem a verdadeira situação de Ilhota e não conversa fiada do excelentíssimo prefeito.
cidadão
15/01/2011 08:05
Tomara que a obra da rua do Posto de saude saia logo pois não da mais para aguentar todo dia, esgoto correndo no meio da rua e os carros respingando em todo mundo que passa, a lama nos dias de chuva, a poeira invadindo diariamente as casas e causando problemas respiratorios e muita sujeira, e fora quando chove a rua fica intransitavel pois alaga tudo, ou seja a rua do Centro a rua do Posto tem tudo de errado so não tem deslizamentos de terra mas tem tudo que não deveria ter.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.