Com os olhos no futuro, e no crescimento do município de Ilhota, o prefeito Ademar Felisky afirma investir com força em obras de infraestrutura e drenagem. Em entrevista exclusiva ao Jornal Cruzeiro do Vale, ele falou sobre o trabalho quase finalizado que o governo está desenvolvendo para evitar que haja grande devastação em caso de catástrofes ambientais, a reurbanização que pretende fazer no centro de Ilhota, com intuito de aumentar ainda mais o fluxo de turistas que vem à capital da lingerie para fazer suas compras, e outros assuntos que estão agora no foco dos investimentos.
? Cruzeiro do Vale - Ilhota foi uma das cidades mais devastadas pela tragédia de novembro de 2008. O governo e defesa civil estão desenvolvendo algum tipo de preventivo que evite que grandes chuvas tenham tamanho impacto na cidade?
Ademar Felisky - Já desenvolvemos e estamos em fase de finalização de diversos projetos. Um dos mais importantes é o Plano de Contingência, que trata, principalmente, sobre as ações a serem adotadas pela população e pelo governo em casos de catástrofes ambientais. Estamos buscando recursos também para realizar um mapeamento das áreas de risco do município. Além disso, temos que destacar as obras de dragagem e limpeza de ribeirões, bem como a drenagem pluvial de bairros, como a galeria que será construída na Vila Nova, que alcançará a marca de R$1,5 milhões.
? CV - Um grande número de famílias ficou desabrigado após a tragédia. Algumas delas já receberam uma nova casa. Há ainda quantas famílias que não receberam casas novas após terem ficado desabrigadas em 2008? Quantas receberam?
Ademar - Vamos entregar, ao todo, 317 casas, sendo que já entregamos 181. Nos terrenos dos próprios moradores foram construídas 125 residências. Com as madeiras doadas pelo Ministério Público do Mato Grosso ainda conseguimos reformar 56 lares. No terreno próximo ao centro, adquirido pela prefeitura, serão 91 casas entregues até o final de fevereiro. Elas estão em fase de finalização, com colocação de forro e instalação da rede elétrica. Já no terreno do Baú, também adquirido pelo governo municipal, serão 45 casas, sendo que dez já foram levantadas.
? CV - Em Santa Catarina, Ilhota é conhecida como a capital da lingerie e da moda praia. Serão feitos investimentos para a reurbanização do centro da cidade, tornando-a mais atrativa para o turismo de compras?
Ademar - Sim. Um projeto já foi confeccionado pelos técnicos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Pretendemos dar início ainda neste ano. O projeto ressalta a arquitetura belga nas cores e estilo. As calçadas serão feitas com um piso em cor vermelha, os espaços para estacionamento em cinza e as lixeiras em madeira. A estrutura ainda contará com bancos, floreiras, bicicletários e iluminação baixa. Esta concepção arquitetônica mostrará as nossas origens, além de trazer beleza ao nosso centro.
? CV - Que áreas devem receber maior foco, e também mais investimentos, no ano de 2011?
Ademar - Vamos investir maciçamente em obras de infraestrutura e drenagem. Destacam-se a reurbanização do centro, com recursos do Ministério do Turismo, a drenagem do bairro Vila Nova, com investimento do Ministério da Integração, e drenagem dos ribeirões do Baú, com recursos também do Ministério da Integração. Além destas áreas, vamos continuar fazendo investimentos em saúde, educação, cultura, esporte e demais áreas que atendam as necessidades da nossa população.
? CV - A Expobelga cresce tanto em programação quanto em público a cada edição. O senhor vê a festa como mais uma oportunidade de atrair turistas para a cidade? O que a diferencia das demais festas da região, que também exaltam seus colonizadores?
Ademar - Com certeza é uma grande oportunidade. Na última edição tivemos a visita de cerca de 22 mil pessoas, quase o dobro da população de Ilhota. Tamanho sucesso, acredito, esteja relacionado ao objetivo da festa, que é reunir as famílias. Tivemos uma programação diferenciada, voltada a todos os públicos, desde o jovem, ao idoso, católico e evangélico. A ExpoBelga é a porta de entrada das festas de outubro. Este ano estará ainda melhor, com uma programação mais diversificada e ampliada.
? CV - Em que pé está a construção da ponte de Ilhota? Quem passa em frente ao canteiro de obras observa apenas caminhões parados. Há algum entrave que impeça o andamento da obra neste momento? Há alguma previsão de término?
Ademar - A ponte está dentro do cronograma. Os caminhões estavam parados porque a empresa responsável pela construção deu férias coletivas para seus funcionários. Eles retornaram no dia 10 deste mês. Atualmente eles trabalham na preparação do solo. A previsão de término, por enquanto, continua sendo a mesma, dois anos após a assinatura da ordem de serviço, que aconteceu em novembro de 2009. É importante destacar que os responsáveis pela construção querem agendar uma reunião com o atual secretário de infra-estrutura ou com o governador Raimundo Colombo para garantir o repasse de recursos, ou seja, para que a obra não pare por falta de dinheiro do governo do estado ou federal.
? CV - O que será feito com a balsa após a inauguração da ponte?
Ademar - Vamos leiloar as duas balsas e aplicar estes recursos em obras que beneficiem a população.
? CV - Quais são seus planos para que Ilhota possa crescer e se desenvolver nestes seus dois próximos anos de governo?
Ademar - Como citei acima, vamos investir em obras de infra-estrutura, principalmente aquelas que previnem o acontecimento de novas catástrofes. Com a reurbanização do centro, teremos também uma maior movimentação da economia. Enfim, como foi nestes seis anos de governo, nosso lema continuará sendo trabalhar em prol da população.
? CV ? O senhor pretende implantar o transporte urbano coletivo no município neste ano?
Ademar - Estamos realizando estudo técnico para verificar a quantidade de pessoas que necessitam deste transporte diariamente. Assim que finalizarmos, vamos abrir licitação.
? CV - Quanto servidores públicos há no município de Ilhota? Que percentual que representam na folha de pagamento do município?
Ademar - Cerca de 350. Estamos realizando um balancete que será divulgado ainda neste semestre.
edição 1259
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).